A XI Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas: observações na perspectiva de ações concretas pela unidade e reconciliação do mundo
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a10n17p173-186Palavras-chave:
Conselho Mundial de Igrejas. Reconciliação. Unidade. Sociedade. Criação.Resumo
A XI Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), realizada em Karlsruhe, Alemanha, de 31 de agosto a 8 de setembro, de 2022, teve como tema central O amor de Cristo conduz o mundo à reconciliação e à unidade. O objetivo deste artigo é apresentar impressões da assembleia, a partir da atuação na área denominada Brunnen, setor de exposição dos trabalhos de igrejas e organizações da sociedade civil. O método utilizado é mais descritivo do que analítico, num tom testemunhal de quem teve a possibilidade de participar de momentos significativos da assembleia do CMI em Karlsruhe e sentiu-se impactado pela relevância do evento. A conclusão é que a assembleia foi uma reafirmação do compromisso que as igrejas-membro do CMI tem com a causa ecumênica e, por ela, com a reconciliação e unidade na fé cristã e na construção da fraternidade humana universal.
Downloads
Referências
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto Unitatis redintegratio: sobre o ecumenismo. Santa Sé, 21 nov. 1964. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19641121_unitatis-redintegratio_po.html. Acesso em: 12 set. 2022.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educando para um diálogo intercultural nas escolas católicas: vivendo em harmonia para uma civilização do amor. Santa Sé, 19 dez. 2013. Disponível em https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20131028_dialogo-interculturale_sp.html. Acesso em: 12 set. 2022.
COMTE-SPONVILLE, André. El alma del ateísmo: introducción a una espiritualidad sin Dios. Barcelona: Paidós, 2006.
CONSEJO MUNDIAL DE IGLESIAS. Libro de recursos. Ginebra, 2022. Disponível em: https://www.oikoumene.org/sites/default/files/2022-08/AssemblyResourceBook_Sp_Web.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
CORBÍ, Marià. Hacia una espiritualidad laica: sin creencias, sin religiones, sin dioses. Barcelona: Herder, 2007.
ESTADÃO CONTEÚDO. Mais de 1 milhão de pessoas morreram de COVID neste ano em todo o mundo, diz OMS. CNN Brasil, 25 ago. 2022. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mais-de-1-milhao-de-pessoas-morreram-de-covid-neste-ano-em-todo-o-mundo-diz-oms/. Acesso em: 12 set. 2022.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulinas, 2020.
KEPEL, Gilles. A revanche de Deus. São Paulo: Siciliano, 1991.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
WORLD COUNCIL OF CHURCHES. Organizational structure. World Council of Churches, 8 Sep. 2022a. Disponível em: https://www.oikoumene.org/about-the-wcc/organizational-structure. Acesso em: 12 set. 2022.
WORLD COUNCIL OF CHURCHES. Self-understanding and vision. World Council of Churches, 8 Sep. 2022b. Disponível em: https://www.oikoumene.org/about-the-wcc/self-understanding-and-vision. Acesso em: 12 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.