A reconciliação do mundo e as teologias da libertação
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a10n17p208-216Resumo
A XI Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, refletindo sobre o tema O amor de Cristo conduz o mundo à reconciliação e à unidade, desafia não apenas suas igrejas-membro, mas a humanidade inteira, com suas culturas e seus credos, a viverem um processo de reconciliação global, entre os povos e desses com toda a criação. Este artigo tem como objetivo mostrar como o tema da reconciliação está presente na reflexão teológica latino-americana. O método utilizado é o da análise qualitativa do processo reconciliador presente nas propostas de teólogos(as) latino-americanos(as), em sintonia com organizações que lutam por justiça reconciliadora em nosso meio, como o Fórum Social Mundial. A conclusão é que a reconciliação é uma necessidade global, e sua realização implica em relações de justiça entre pessoas, povos, culturas e credos.
Downloads
Referências
AQUINO JÚNIOR, Francisco. “Libertação e salvação”: revisitando “Teologia da libertação” de Gustavo Gutiérrez 50 anos depois. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 54, n. 1, p. 179-197, jan./abr. 2022. Disponível em: https://perspectiva.faje.edu.br/index.php/perspectiva/article/view/4896/4835. Acesso em: 11 jun. 2022.
BARROS, Marcelo. Os gemidos da criação. Desafios à Teologia da libertação. In: FÓRUM MUNDIAL DE TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, 3., 2009, Belém. Anais... Belém: World Forum on Theology and Liberation, 2009.
BARROS, Marcelo. Teologias da libertação para os nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2019.
BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1995.
COMBLIN, José. Teologia da reconciliação: ideologia ou reforço da libertação? Petrópolis: Vozes, 1987.
ESQUIVEL, Julia. Nos han amenazado de ressurrección. Evangelizadoras de los Apóstoles, 27 dez. 2015. Disponível em: https://evangelizadorasdelosapostoles.wordpress.com/2015/12/27/nos-han-amenazado-de-resurreccion-julia-esquivel/. Acesso: 10 out. 2022.
GRONDIM, Marcelo; VIEZZER, Moema. Abya yala! Genocídio, resistência e sobrevivência dos povos originários das Américas. Rio de Janeiro: Bambual Editora, 2021.
GUTIERREZ, Gustavo. Teologia da libertação. Petrópolis: Vozes, 1972.
PAMPLONA, Patricia. Além de crise na Ucrânia, mundo tem 28 conflitos ativos e teme novas guerras. Folha de S.Paulo, 16 fev. 2022. Disponível em: xhttps://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/02/alem-de-crise-na-ucrania-mundo-tem-28-conflitos-ativos-e-teme-novas-guerras.shtml. Acesso em: 10 out. 2022.
SOBRINO, Jon. O cristianismo e a reconciliação; caminho para a utopia. Concilium, Petrópolis, v. 5, n. 303, p. 82-93, 2003.
TOMITA, Luiza; BARROS, Marcelo; VIGIL, José María (Orgs.). Desafios da teologia do pluralismo religioso à teologia da libertação. Goiânia: Rede, 2003.
TOMITA, Luiza; BARROS, Marcelo; VIGIL, José María (Orgs.). Pluralismo e libertação: por uma teologia latino-americana pluralista da libertação. São Paulo: Loyola, 2005.
TOMITA, Luiza; BARROS, Marcelo; VIGIL, José María (Orgs.). Teologia latino-americana pluralista da libertação. São Paulo: Paulinas, 2006.
TOMITA, Luiza; BARROS, Marcelo; VIGIL, José María (Orgs.). Teologia planetária: inter-religiosa e mundial. São Paulo: Paulinas, 2008.
TOMITA, Luiza; BARROS, Marcelo; VIGIL, José María (Orgs.). Teologia pluralista libertadora intercontinental. São Paulo: Paulinas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.