Espiritualidade e sentido da vida no contexto da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a8n13p249-261Palavras-chave:
Espiritualidade. Sentido da vida. Pandemia.Resumo
O objetivo deste trabalho foi compreender a relevância da espiritualidade e do sentido da vida no contexto da pandemia de COVID-19. Para tanto, revisou-se a perspectiva da espiritualidade sob a ótica de Viktor Frankl e discorreu-se sobre a sua perspectiva na prática de uma logoterapeuta. Os resultados apontam para a importância da espiritualidade – seja para a perspectiva do paciente, seja para a perspectiva dos profissionais de saúde. A atual epidemia evoca questões acerca do sentido da vida e do sentido da morte. Ademais, torna-se uma oportunidade para uma descoberta de valores humanos e universais, como a solidariedade, a amizade, a compaixão e a partilha de coisas materiais e espirituais, a fé, a oração, o valor do sofrimento, do trabalho, da criatividade e do amor. Concluiu-se que a espiritualidade e o sentido da vida podem ser elementos transformadores do homem e do mundo.
Downloads
Referências
FRANKL, Viktor E. A presença ignorada de Deus. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 1992.
FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 29. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2008.
FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. São Paulo: Quadrantes, 1989a.
FRANKL, Viktor E. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida: Santuário, 1989b.
FRANKL, Viktor E.; LAPIDE, Pinchas. A busca de Deus e questionamento sobre o sentido. Petrópolis: Vozes, 2013.
GUBERMAN, Marta, SOTO, Eugenio Pérez. Diccionario de logoterapia. Buenos Aires: Lumen Humanitas, 2005.
KOENING, Harold. Ways of protecting religious older adults from the consequences of COVID-19. American Journal of Geriatric Psychiatry, Pittsburgh, v. 28, n. 7, p. 776-779, jul. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jagp.2020.04.004>. Acesso em: 24 out. 2020.
KRÖEFF, Paulo. Finitude e sentido da vida. Jornal da Universidade, 9 abr. 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/jornal/finitude-e-sentido-de-vida/>. Acesso em: 26 out. 2020.
LUKAS, Elisabeth, EBERLE, Michael M. Tudo tem seu sentido – reflexões logoterapêuticas. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 1993.
LUKAS, Elisabeth, WURZEL, R. Pandemie und psyche: wege zur stärkung der seelischen immunität. München-Zürich-Wien: Verlag Neue Stadt, 2020.
MAYLAND, Catriona R, HARDING, Andrew, PRESTON, Nancy, PAYNE, Sheila. Supporting adults bereaved through COVID-19: a rapid review of the impact of previous pandemics on grief and bereavement. Journal of Pain and Symptom Management, Chicago, v. 60, n. 3, p. 33-39, ago. 2020. Disponível em: < https://www.jpsmjournal.com/action/showPdf?pii=S0885-3924%2820%2930388-2>. Acesso em: 23 out. 2020
MUNSTER, Vincent J., KOOPMANS, Marion, DOREMALEN, Neeltje, RIEL, Debby, VIT, Emmie. A novel coronavirus emerging in China: key questions for impact assessment. New England Journal of Medicine, Massachusetts, v. 382, n. 8, p. 692-694, fev. 2020. Disponível em: <https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMp2000929>. Acesso em: 22 out. 2020.
PFEFFERBAUM, Betty, NORTH, Carol. Mental health and the COVID-19 pandemic. New England Journal of Medicine, Massachusetts, v. 383, n. 6, p. 510-512, ago. 2020. Disponível em: <https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMp2008017>. Acesso em: 20 out. 2020.
SCORSOLONI-COMIN, Fábio et al. A religiosidade/espiritualidade como recurso no enfrentamento da COVID-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, São João del-Rei, v. 10, n. 1, p. 1-12, jan./jun. 2020. Disponível em: <http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3723/2459>. Acesso em: 20 out. 2020.
SILVA, Maria da C. Q. dos S. et al. O processo de morrer e de morte de pacientes com COVID-19: uma reflexão à luz da espiritualidade. Cogitare enfermagem, Curitiba, v. 25, n. 1, p. 1-8, jul. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.73571>. Acesso em: 19 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.