Do isolamento social ao discipulado: uma leitura pastoral de Marcos 3,13-19 em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a8n13p262-274Palavras-chave:
Pandemia. Francisco. Marcos. Discipulado.Resumo
A presente reflexão surge a partir do contexto de pandemia no qual vive o mundo. Um momento desafiador que nos convida a retornar ao essencial das nossas vidas. Assim, tomamos o texto bíblico de Marcos 3,13-19 para recordar o chamado de Deus aos discípulos e a nós na atualidade. Partimos de uma breve percepção da realidade de crise provocada pelo vírus e, em seguida, focamos nas Escrituras o tema do discipulado. Elegemos o evangelho de Marcos para nos comunicar algo para o presente tempo. Olhamos como esse evangelho apresenta o discipulado em sua narrativa e, finalmente, abordamos o convite de Jesus a seus discípulos para segui-lo. Priorizamos uma perspectiva pastoral mais do que exegética. Interpretamos essa perícope como um apelo para os leitores contemporâneos igualmente seguirem o mestre Jesus. A lista dos 12 se estende a nossos dias para que se inscrevam nossos nomes na dinâmica de discípulos-missionários de Jesus, mesmo em isolamento social.
Downloads
Referências
AMADO, Joel P. Mais que loucura: o desafio de seguir Jesus no século XXI. In: RUBIO, Alfonso G.; AMADO, Joel P. (Orgs.). Espiritualidade cristã em tempos de mudança: contribuições teológico-pastorais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 17-32.
BARTON, Stephen. Discipleship and family ties in Mark and Matthew. Cambridge: Cambridge Press, 1994.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
CHRISTAL, Jonas. Disciples and discipleship in the gospel of Mark: a study of Mark 10:23-31 in relation to the concept of discipleship in the Markan narrative. 2011, 90 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Boston College School of Theology and Ministry, Boston College, Newton, 2011.
COCKERILL, Gareth. The invitation-structure and discipleship in the gospel of Mark. The Journal of Inductive Biblical Studies, Nova York, v. 3, n. 1, p. 28-43, jan./mar. 2016. Disponível em: <https://place.asburyseminary.edu/jibs/vol3/iss1/4/>. Acesso em: 4 set. 2020.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007.
FEUILLET, Andre. Discípulo. In: LÉON-DUFOUR, Xavier (Dir). Vocabulário de teologia bíblica. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 240-242.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Loyola, 2013.
FRANCISCO. Momento extraordinário de oração em tempo de epidemia presidido pelo papa Francisco. A Santa Sé, 27 de mar. 2020. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2020/documents/papa-francesco_20200327_omelia-epidemia.html>. Acesso em: 4 set. 2020.
HALÍK, Tomáš. O sinal das igrejas vazias: para um cristianismo que volta a partir. Prior Velho: Paulinas, 2020.
KONINGS, Johan. Marcos. São Paulo: Loyola, 1994.
MINETTE DE TILLESSE, Caetano. Evangelho de São Marcos: nova tradução estruturada, análise estrutural e teológica. Revista Bíblica Brasileira, Fortaleza, v. 9, n. 1-2, p. 105-240, jan./jun. 1992.
MINETTE DE TILLESSE, Caetano. O Deus pelas costas: teologia narrativa do Novo Testamento. Revista Bíblica Brasileira, Fortaleza, v. 13, n. 1-4, p. 565-594, 1996.
PAGOLA, José A. Jesus: aproximação histórica. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
PENNA, Romano. A formação do Novo Testamento em suas três dimensões. São Paulo: Loyola, 2014.
SCHMID, Josef. El evangelio según San Marcos. Barcelona: Herder, 1981.
VIEN, James H. N. L. Discipleship in Mark’s gospel and its implications to contemporary religious life. 2012, 64 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Faculdade de Teologia, Universidade Católica Portuguesa, Macau, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.