Alteridade, espiritualidade e pandemia
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a8n13p231-248Palavras-chave:
Pandemia. COVID-19. Espiritualidade. Alteridade.Resumo
O texto apresenta reflexões e resultados de pesquisa teológica sobre aspectos da situação gerada pelos efeitos da pandemia causada pela COVID-19 no Brasil e no mundo. Metodologicamente, a análise foi estruturada em três momentos. Um primeiro que indica os diferentes reflexos da pandemia nas vivências religiosas, realçando a presença simultânea de formas religiosas obscurantistas e de outras que se caracterizam pelo diálogo com as ciências e pela maturidade da responsabilidade social. Um segundo momento descreve em síntese o entendimento acerca das expressões espiritualidade e alteridade, focos da reflexão proposta. O terceiro mostra como aspectos da pandemia interpelam as relações básicas da constituição humana, como as que marcam o encontro do ser humano com o outro que lhe é diferente, do ser humano consigo mesmo, o encontro com o corpo, com a natureza e com a história, e o encontro humano-divino em sua multiformidade.
Downloads
Referências
ALTEMEYER JUNIOR, Fernando. O silêncio de Deus no grito das vítimas. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 213-229.
BINGEMER, Maria C. B. Deus em meio a pandemia. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 197-221.
BINGEMER, Maria C. B. (Org). Violência e religião: cristianismo, islamismo, judaísmo – três religiões em confronto e diálogo. São Paulo: Loyola; PUC-Rio, 2001.
BOFF, Leonardo. A Terra se defende. Instituto Humanitas Unisinos, 25 mar. 2020a. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-aoticias/597421-a-terra-se-defende-artigo-de-leonardo-boff>. Acesso em: 28 ago. 2020.
BOFF, Leonardo. Voltar à “normalidade” é se auto-condenar-se. Brasil de Fato Rio de Janeiro, 4 maio 2020b. Disponível em: <https://www.brasildefatorj.com.br/2020/05/04/artigo-voltar-a-normalidade-e-auto-condenar-se-por-leonardo-boff>. Acesso em: 28 ago. 2020.
BOFF, Leonardo; HATHAWAY, Marc. O tao da libertação: explorando a ecologia da transformação. Petrópolis: Vozes, 2012.
BÓGUS, Lucia M. M.; MAGALHÃES, Luís F. A. Desigualdades socioespaciais e pandemia: impactos metropolitanos da Covid-19. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 75-92.
BUBER, Martin. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 1987.
CUNHA, Magali do N. Nem “obra de Satanás” nem “castigo de Deus”: a pandemia é oportunidade. CartaCapital, 18 mar. 2020. Disponível em <https://www.cartacapital.com.br/blogs/nem-obra-de-satanas-nem-castigo-de-deus-a-pandemia-e-oportunidade/>. Acesso em: 28 ago. 2020.
DINIZ, Débora; CARINO, Giselle. Patroas, empregadas e coronavírus. Agência Patrícia Galvão, 20 mar. 2020. Disponível em: <https://agenciapatriciagalvao.org.br/mulheres-de-olho/trabalho/patroas-empregadas-e-coronavirus-por-debora-diniz-e-giselle-carino/>. Acesso em: 28 ago. 2020.
DOWBOR, Ladislau. Além da pandemia: uma convergência de crises. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 25-47.
GEBARA, Ivone. Vulnerabilidade, justiça e feminismos. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2010.
GEBARA, Ivone. Religião e a pandemia Covid-19. Instituto Humanitas Unisinos, 23 jun. 2020. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/600224-religiao-e-a-pandemia-covid-19-artigo-de-ivone-gebara>. Acesso em: 28 ago. 2020.
LÉVINAS, Emmanuel. De Deus que vem à ideia. Petrópolis: Vozes, 2002.
MENDES, Vera L. F.; SOUZA, Luis A. P.. Políticas públicas em situações sociais críticas; considerações a partir da pandemia do coronavírus. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 63-73.
PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020.
PIEPER, Frederico; MENDES, Danilo (Orgs.). Religião em tempos de crise. São Bernardo do Campo: Ambigrama, 2020.
POCHMANN, Marcio. O trabalho sob o impacto da Covid-19. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 49-61.
PUI-LAN, Kwok. Globalização, gênero e construção da paz: o futuro do diálogo interfé. São Paulo: Paulus, 2015.
RIBEIRO, Claudio de O. Libertação e gratuidade: reflexões sobre a espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 2013.
RIBEIRO, Claudio de O. O princípio pluralista, corporeidade e sexualidade. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 60, n. 1, p. 283-297, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3662/pdf>. Acesso em: 28 ago. 2020.
RIBEIRO, Claudio de O.; ABIJAUDI, André Y. G. Espiritualidade em tempos de pandemia. In: PIEPER, Frederico; MENDES, Danilo (Orgs.). Religião em tempos de crise. São Bernardo do Campo: Ambigrama, 2020. p. 90-109.
RIEGER, Joerg. Libertando o discurso sobre Deus: pós-colonialismo e o desafio das margens. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 32, n. 34, p. 84-104, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/view/221/229>. Acesso em: 28 ago. 2020.
SANTOS, Boaventura de S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.
SOUZA, Alzirinha. As novas formas de presença em tempos de pandemia. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 113-129.
SOUZA, Luis A. de P. Cura ou qual mundo queremos (re)construir. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 171-183.
STERN, Fábio L. As interpretações religiosas para o novo vírus. In: PASSOS, João D. (Org.). A pandemia do coronavírus: onde estivemos? Para onde vamos? São Paulo: Paulinas, 2020. p. 151-167.
TEIXEIRA, Faustino. A dimensão espiritual da crise do coronavírus. Instituto Humanitas Unisinos, 20 mar. 2020. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597292-a-dimensao-espiritual-da-crise-do-coronavirus>. Acesso em: 28 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.