A formação para o diálogo dos ministros ordenados: abordagem do magistério eclesiástico católico

Autores

  • Éverton Aparecido da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR Faculdade João Paulo II - FAJOPA

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p105-125

Palavras-chave:

Formação, Diálogo, Ministro Ordenado, Magistério Católico

Resumo

Dialogar ajuda as pessoas a humanizar as relações e a superar as incompreensões. É um modo de ser cristão e ser Igreja. É importante para a Igreja abrir-se ao diálogo com quem possui posições confessionais, ideológicas ou pessoais discordantes. A pertinência do tema se apresenta porque ocorre até muita discursividade e pouca prática. A formação dos futuros presbíteros é um dever e um direito exclusivo da Igreja. A dificuldade de estabelecer contato com quem não possui a mesma confissão de fé que a sua é o próprio desafio lançado. A formação para o diálogo inter-religioso e ecumênico é imperativa, principalmente nos ambientes que formam os líderes religiosos de suas instituições. Este estudo se refere à formação presbiteral dos ministros ordenados da Igreja Católica Apostólica Romana. Procura-se verificar se o magistério eclesial católico fomenta, suficientemente, o diálogo com as pessoas e instituições religiosas. E ainda, se a formação presbiteral prevê em suas constituições tornar o futuro presbítero um ministro do diálogo. Eis, neste sentido, elementos importantes das dimensões humana, intelectual, espiritual e pastoral-missionária que auxiliam a compreensão e a urgente busca da formação para o diálogo dos futuros ministros ordenados. Afinal, o seminarista precisa fazer a passagem de uma teologia do diálogo para a prática do diálogo.

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Biografia do Autor

Éverton Aparecido da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR Faculdade João Paulo II - FAJOPA

Possui graduação em Filosofia - Licenciatura Plena pela Universidade do Sagrado Coração (2003), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2007) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Atualmente é coordenador projeto missionário Amazônia Pemba - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Sul 1, professor da Faculdade João Paulo II, tutor on line da Faculdade João Paulo II, e sacerdote - Diocese de Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas: diálogo, missão, conselhos administrativos paroquiais, transparência, igreja, acolhida e teologia.

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Publicado

26-07-2020

Como Citar

Silva, Éverton A. da. (2020). A formação para o diálogo dos ministros ordenados: abordagem do magistério eclesiástico católico. Caminhos De Diálogo, 8(12), 105–125. https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p105-125