Responsabilidade e cuidado com a casa comum: apontamentos teológicos a partir da encíclica Laudato si’
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a8n13p308-319Palavras-chave:
Laudato si’. Casa comum. Cuidado. Responsabilidade.Resumo
O artigo traz uma reflexão sobre a encíclica Laudato si’, do papa Francisco, que em 2020 comemora cinco anos de sua publicação. Esse documento chama a atenção para a realidade em que se encontra a Terra, nossa casa comum, e aponta para os desafios ecológicos que incidem em aspectos políticos e sociais, que atingem a todos. A proposta da Laudato si’, que pretendemos explorar com esta reflexão, é o convite oferecido a todos para uma atitude de responsabilidade e cuidado para com a criação. O trabalho se divide em duas partes. Primeiramente, temos a intenção de destacar a realidade da Terra, a situação em que se encontra, os desafios e a sua capacidade de gerar e lutar pela vida. Na sequência, trataremos sobre a questão social, que está diretamente ligada e é onde o contexto exige uma mudança em nossas práticas e atitudes. O documento propõe uma ecologia integral, no resgate de uma harmonia presente na criação e convida a todos a um momento novo, ao encontro na casa comum.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BAPTISTA, Paulo A. N. Libertação e ecologia: a teologia teoantropocósmica de Leonardo Boff. São Paulo: Paulinas, 2011.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BOFF, Leonardo. A casa comum, a espiritualidade, o amor. São Paulo: Paulinas, 2017.
BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres – dignidade e direitos da Mãe Terra. Ed. rev. e ampl. Petrópolis: Vozes, 2015.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato sí’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Loyola, 2015.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Loyola, 2013.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Onde dormirão os pobres? 3. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
HATHAWAY, Mark; BOFF, Leonardo. O tao da libertação: explorando a ecologia da transformação. Petrópolis: Vozes, 2012.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.
KUZMA, Cesar. O COVID-19 e a vulnerabilidade social. Instituto Humanitas Unisinos, 20 mar. 2020. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597260-o-covid-19-e-a-vulnerabilidade-social>. Acesso em: 29 maio 2020.
LIBANIO, João B. As lógicas da cidade. São Paulo: Loyola, 2002.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MOLTMANN, Jürgen. Deus na criação: doutrina ecológica da criação. Petrópolis: Vozes, 1993.
MOLTMANN, Jürgen. La terra “nostra pátria”? In: MOLTMANN, Jürgen; STEFANI, Piero; TRIANNI, Paolo. La terra come casa comune. Bologna: Edizioni Dehoniane, 2017.
MOLTMANN, Jürgen; BOFF, Leonardo. Há esperança para a criação ameaçada? Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.