Violência letal no município de Natal/RN em 2019 e 2020: Uma abordagem espacial sobre as mortes violentas com foco nos efeitos decorrentes da pandemia da COVID-19
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a distribuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no espaço intraurbano de Natal/RN nos anos de 2019 e 2020, considerando a heterogeneidade do espaço urbano e à relação com a segregação socioespacial. Também buscou examinar os efeitos da pandemia no fenômeno da violência em Natal/RN. Para tanto, foram utilizadas técnicas de análise espacial, como medidas de distância, interpolação de Kernel e autocorrelação espacial. As fontes de dados foram o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e a malha vetorial dos setores censitários do Censo Demográfico de 2010. Os resultados mostram concentrações de espaços violentos nas zonas Norte e Oeste da cidade, com percentuais elevados de CVLIs nessas áreas devido ao tráfico de drogas, mortalidade entre a população jovem e a forte relação entre esse fenômeno e as áreas que apresentam maior vulnerabilidade socioespacial. As técnicas de análise espacial revelam-se ferramentas valiosas para a gestão urbana na mitigação de mortes violentas, ao fornecer uma visão detalhada e minuciosa desse fenômeno alarmante, que afeta de forma significativa a qualidade de vida e a segurança da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão Urbana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Todos os artigos são publicados online e em acesso aberto, sob licença Creative Commons Atribuição (by). A revista urbe permite o acesso, arquivamento e divulgação irrestritos da versão final publicada do artigo, e não autoriza o arquivamento e divulgação das demais versões anteriores à sua publicação.
