Sobre a Revista

Foco e Escopo

urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana é uma revista de estudos urbanos, publicada de forma online pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU/PUCPR).

Para abarcar a complexidade do fenômeno urbano e sua materialidade no território, a urbe publica artigos teóricos e empíricos resultantes de pesquisas originadas nas diversas áreas que formam os estudos urbanos, como planejamento urbano e regional, arquitetura e urbanismo, gestão e administração pública, políticas públicas, geografia, infraestruturas e tecnologias urbanas e meio ambiente.

urbe adota a licença Creative Commons (Atribuição CC-BY) e o padrão diamante de acesso aberto, sem cobrança de taxas de publicação. Os artigos são publicados em português, espanhol e inglês, em fluxo contínuo.

O título abreviado do periódico é urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

urbe é signatária da Declaração DORA (San Francisco Declaration on Research Assessmenthttps://sfdora.org/read/).

Processo de Avaliação pelos Pares

A urbe recebe artigos científicos com estudos teóricos e empíricos relacionados às questões urbanas em geral e à gestão urbana em específico, consolidando-se como um espaço plural de discussão das diversas contribuições relacionadas ao tema.

Somente serão aceitos artigos submetidos pelo sistema online no endereço http://mc04.manuscriptcentral.com/urbe-scielo. Não serão aceitas submissões por e-mail.

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Aberto

A URBE adota a Política de Acesso Aberto Imediato (AAI), permitindo a leitura, o download, a cópia, a distribuição, a impressão, a busca e a vinculação dos textos completos de seus artigos imediatamente após a publicação. Ao oferecer acesso livre e imediato ao seu conteúdo, reafirmamos o princípio de que a disseminação gratuita do conhecimento científico contribui para a maior democratização do saber em nível global.

Em consonância com esse compromisso, a URBE adota o modelo diamante de ciência aberta, garantindo acesso sem custos tanto para autores quanto para leitores. Não há cobrança de taxas para revisão, processamento, avaliação ou publicação de artigos (Article Processing Charges - APC) para autores ou instituições.

Indexadores

  • Scopus (Elsevier)
  • Emerging Sources Citation Index, Web of Science (Clarivate Analytics)
  • SciELO Citation Index, Web of Science (Clarivate Analytics)
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • SciELO - Scientific Electronic Library Online
  • Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • Latindex - Sistema Regional  de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

Política de Direito Autoral e Arquivamento de Artigos

Todos os artigos são publicados online e em acesso aberto, sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. A revista urbe permite o acesso, arquivamento e divulgação irrestritos da versão final publicada do artigo. O arquivamento e divulgação de demais versões anteriores de publicação não são autorizados, com exceção daquelas depositadas nos servidores de preprints certificados pela revista (ver instruções para autores). 
 

Ética, má conduta e detecção de plágio

A revista urbe preza pela integridade da construção do conhecimento, o acordo sobre padrões éticos esperados por parte de todos os envolvidos com a publicação: autores, editores, revisores, e editoras. A revista utiliza ferramentas de detecção de plágio sob responsabilidade da Editora PUCPress.

Acreditamos que periódicos acadêmicos que se utilizam da revisão por pares devem ter sério compromisso com a transparência nos processos que envolvem a seleção e publicação de artigos científicos, bem como com a garantia de que tudo aquilo que for publicado seja acurado, confiável e produzido de acordo com os padrões éticos da comunidade científica. Esses objetivos devem ser perseguidos por todas as partes mencionadas acima em todos os estágios do processo de publicação, e na revista urbe, nos dedicamos para atingir este nível de comprometimento. Para tanto, seguimos associações editoriais, como o Comitê em Ética na Publicação (Committee on Publication Ethics, COPE, Reino Unido), que disponibiliza recomendações para melhores práticas em publicação científica. Para a revista urbe, responsabilidades e procedimentos devem seguir as seguintes orientações.
 
1. Editores:
- detém total responsabilidade e autoridade para rejeitar/aceitar um artigo;
- devem preservar o anonimato dos revisores;
- não devem ter conflitos de interesse com relação aos artigos/autores/financiadores gerenciados durante o processo editorial, e devem tratar todas as submissões de maneira equânime, independente de financiadores e suporte externos;
- devem manter-se atentos e comprometidos em preservar os padrões éticos de publicações científicas internacionalmente reconhecidos;
- devem investigar qualquer alegação de erros e más condutas, garantindo direito de manifestação à todas as partes envolvidas;
- devem reagir o mais rápido possível a problemas de má conduta e plágio – por meio de correções, retratações e pedidos de desculpas – afim de preservar a integridade das pessoas e instituições afetadas.
 
2. Autores:
- devem garantir que o artigo em submissão não está em consideração ou não foi submetido simultaneamente para outras revistas;
- devem confirmar que todos os autores participaram ativamente das discussões presentes no artigo;
- devem confirmar que todos os autores revisaram e aprovaram a versão submetida do artigo;
- devem responder à questões e pedidos do corpo editorial durante o processo de revisão por pares;
- devem responder à questões e pedidos em casos de suspeita de erros ou máconduta, e devem estar preparados para efetuar correções, retratações e pedidos de desculpas em casos de comprovada prática antiética (como plágio e uso fraudulento de dados);
- devem notificar o corpo editorial se algum erro significativo for encontrado no artigo;
- devem declarar qualquer potencial conflito de interesse.
 
3. Revisores:
- devem garantir o sigilo das informações presentes no artigo em avaliação, e não podem manter cópias de artigos não publicados;
- devem concordar em auxiliar o processo de tomada de decisão por parte dos editores o mais rápido e objetivamente possível, com a finalidade de garantir a máxima qualidade do material publicado pela revista;
- devem deixar claro e declarar qualquer possível conflito de interesse com relação aos artigos/autores/financiadores;
- devem informar o corpo editorial sobre qualquer conteúdo publicado ou submetido a outras revistas que sejam substancialmente similares ao material em avaliação.
 
4. Editora:
- A Editora Champagnat deve garantir a manutenção da boa prática editorial segundo os padrões descritos acima;
- deve auxiliar o corpo editorial da revista na salvaguarda dos padrões éticos desta publicação;
- deve estar atenta contra má conduta e comprometida em assumir as medidas necessárias para correção, retratação e pedidos de desculpas em casos onde erros e práticas antiéticas forem identificadas e comprovadas.
 
5. Ações contra a prática de má conduta:
- atitudes antiéticas podem ser identificadas e trazidas ao conhecimento do corpo editorial ou editora a qualquer momento e por qualquer pessoa;
- é preciso que se apresente evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada;
- o corpo editorial e a editora podem iniciar uma investigação a qualquer momento, mas devem evitar divulgar alegações e acusações antes de que qualquer prática antiética seja confirmada;
- todas as partes envolvidas em suposta atividade antiética devem ser informadas sobre os passos da investigação e as possíveis consequências;
- todas as partes devem ter oportunidade de ampla defesa de seus argumentos;
- em casos em que ficar comprovada a má conduta, é possível a aplicação das seguintes resoluções, que podem ser cumulativas dependendo da seriedade da situação: (a) informação às partes quando houver algum mal entendido no processo; (b) envio de carta formal explicando os erros com advertência para futuras situações semelhantes; (c) retirada formal do artigo da revista com as devidas retratações e pedidos de desculpas às pessoas e instituições envolvidas; (d) relato do caso e consequências a possíveis autoridades superiores (incluindo financiadores da pesquisa e as instituições às quais os autores estiverem filiados) para futuras investigações e ações. 
 

Fontes de Apoio

A urbe recebeu financiamento de Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, referente à publicação de múltiplas edições entre os anos de 2013 e 2015.
 
A urbe tem recebido financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente a publicação de múltiplas edições desde 2014 por meio de vários editais, inclusive nas Chamadas CNPq nº 15/2021 e CNPq n. 12/2022.