Edifícios, ruas e vistas para o mar: Relacionando formas construídas, localizações e movimento
Abstract
Em muitas cidades, crescimentos urbanos acelerados acarretam transformações na malha urbana e em modos de morar, pautados na multiplicação do solo. Entendendo que a vida urbana é essencial ao espaço público, que formas urbanas impactam em usos e que determinadas localizações promovem movimento, esse artigo identifica relações entre localizações na malha urbana e formas construídas (tipo arquitetônico, constituição das fachadas, gabarito), usos do solo e movimento em ruas do Bairro Miramar em João Pessoa - PB. Devido à localização privilegiada – localizado entre três avenidas estruturantes da cidade e próximo ao mar, o bairro tem atraído investimentos e sofrido renovações edilícias. Para analisar indícios de impactos dessas transformações em movimentos reais, foram escolhidas cinco ruas variando e recorrendo em valores de centralidade, com diferentes formas construídas e usos do solo. Resultados mostraram relações entre movimento de carros e pedestres ligados a diferentes centralidades, usos e formas construídas. Ruas com diversidade de usos do solo apresentaram mais movimento de pedestres, ao passo que movimento veicular se ligou mais a centralidades da malha. Ruas monofuncionais, principalmente atreladas ao tipo arquitetônico mais recente isolado (com fachadas cegas) apresentaram menos pessoas nas ruas, apontando pouca interação entre a edificação e a rua, negativo para a vida urbana.
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