A atuação da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (CODEM): transformações, permanências e descontinuidades no planejamento urbano em Belém

Auteurs

  • Tiago Veloso dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mots-clés :

Planejamento Urbano, Belém, CODEM.

Résumé

A década de 1990 foi marcada por uma série de transformações no planejamento urbano em Belém. A Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (CODEM), sua principal instituição, passou a desempenhar um papel reativo, consequência da crise do planejamento urbano, mas também resultado das transformações políticas e institucionais. Apesar das mudanças, não se verificou o ocaso do planejamento tradicional, mas evidenciou-se um cenário ambíguo, caracterizado ora por mudanças com perfil reformista, ora pela hegemonia de perspectivas setoriais e fragmentadas de gestão. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que a desestruturação das instituições do planejamento urbano não quer dizer, necessariamente, a completa ausência de processos de planejamento e gestão. O esgotamento dessas instituições está relacionado a um contexto de flexibilidade da administração, o que significa retirar o poder de decisão das velhas estruturas. Na Região Metropolitana de Belém, referência de análise, a CODEM acompanhou a realidade local e as transformações macroestruturais das políticas urbanas em nível nacional. O percurso metodológico desta pesquisa seguiu os procedimentos de: i) levantamento bibliográfico de caráter teórico e empírico; ii) levantamento e coleta documental acerca do papel da instituição na execução da política urbana em diferentes períodos; iii) entrevista semiestruturada com agentes relevantes da atuação da Companhia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tiago Veloso dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

  

 

Références

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Belém. (1991). Relatório de diagnósticos do Plano Diretor. Belém: Diário Oficial do Município.

Belém. (2007). Documento Base da Revisão do Plano Diretor de Belém. Belém: Prefeitura Municipal de Belém.

Belém. Prefeitura. (2019). Belém. Recuperado em 8 de julho de 2019, de http://www.belem.pa.gov.br

Brasil. (1998). Constituição de 1988. Brasília: Editora do Senado Federal.

Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém – CODEM. (1970). Lei de criação. Belém: Diário Oficial do Município.

Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém – CODEM. (1975). Subsídios e diretrizes para a montagem dos sistemas administrativos e de planejamento da Área Metropolitana e do município de Belém. Belém.

Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém – CODEM. (1978). Análise das funções metropolitanas. Belém.

Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém – CODEM. (2005). Belém.

Deák, C. (2004). O processo de urbanização no Brasil: falas e façanhas. In C. Deák, & S. R. Schiffer (Eds.), O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: EDUSP.

Fernandes, D., Jr. (2001). O sistema gestor da Região Metropolitana de Belém. Metrópolis em Revista, 3, 21-28.

Ferreira, M. (2007). Planejamento urbano nos tempos do SERFHAU: o processo de construção e implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Franca (Tese de doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2013). Censos demográficos (pp. 1872-2010). Brasília: IBGE.

Lamarão Corrêa, A. J. (1989). O Espaço das ilusões: planos compreensivos e planejamento urbano na região metropolitana de Belém (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Planejamento do Desenvolvimento Regional, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém.

Lefebvre, H. (2001). O direito à cidade. São Paulo: Moraes.

Lopes, A. (2006). Gestão metropolitana no Brasil: da coerção simétrica ao voluntarismo sem com resultados. In C. A. Silva, D. G. Freire, & F. J. G. Oliveira (Eds.), Metrópoles: governo, sociedade e território. Rio de Janeiro: DP&A; FAPERJ.

Moreira, A. C. M. L. (1989). O novo e o velho plano diretor (pp. 186-191). São Paulo: FAUUSP.

Pacheco, R. S. (1995). Gestão metropolitana no Brasil: arranjos institucionais em debate. In L. Valladares, & M. P. Coelho (Eds.), Governabilidade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Pará. (1980). Estudo de transportes urbanos da Região Metropolitana de Belém. Brasília: Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. Estudo de Transportes Coletivos.

Pinheiro, A. C. L., Rodrigues, R. M., Ponte, J. P. X., Monte, L. F. O., & Sabino, T. A. G. (2013). Desafios da governança metropolitana na Região Metropolitana de Belém: alguns apontamentos. In M. A. Costa, & I. T. L. Tsukumo (Eds.), 40 anos de Região Metropolitana no Brasil (pp. 47-67). Brasil: IPEA.

Rodrigues, E. B., & Novaes, J. S. (Eds.). (2002). Luzes na floresta: o governo democrático e popular em Belém (1997-2001). Belém: Prefeitura Municipal.

Santos, S. S. (2015). Entre transformações e permanências: os institutos de planejamento urbano de Florianópolis e Joinville (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Santos, T. V. (2010). Fronteiras de papel: uma análise da perspectiva metropolitana em planos diretores da Região Metropolitana de Belém (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém.

Souza, M. L. (2010). Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e a gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Trindade, S. C. C., Jr. (1998). A cidade dispersa: os novos espaços de assentamentos em Belém e a reestruturação metropolitana (Tese de doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Téléchargements

Comment citer

Santos, T. V. dos. (2020). A atuação da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (CODEM): transformações, permanências e descontinuidades no planejamento urbano em Belém. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 12. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26337

Numéro

Rubrique

Artigos