Diagnóstico ambiental de um câmpus universitário como estratégia para proposta de práticas sustentáveis
Mots-clés :
câmpus universitário, universidades sustentáveis, resíduos sólidos, água, energiaRésumé
As universidades, direta ou indiretamente, causam impacto no ambiente através do consumo de água, energia, geração de resíduos e ocupação de áreas verdes. Este estudo teve por objetivo realizar um diagnóstico do consumo de água e energia; geração de resíduos e manejo de áreas verdes no câmpus da Faculdade UnB de Planaltina/Distrito Federal, para propor uma estratégia de gestão sustentável. Para tal, foram analisados os consumos de água e energia (período de 2006 a 2017), a caracterização quali-quantitativa dos resíduos sólidos (2015-2016) e estudo fitossociológico das áreas verdes do câmpus. Os resultados obtidos indicaram que os consumos de água e energia estão aumentando desde a inauguração do câmpus, em 2006, devido à ampliação do quadro de servidores, alunos e áreas edificadas. Dos resíduos sólidos produzidos, 67% são recicláveis. O estudo fitossociológico indicou alta diversidade biológica do Cerrado sentido restrito. Dentre as estratégias indicadas para gestão, indica-se a adoção de programas de uso eficiente da água e de energia elétrica e implantação da coleta seletiva com destinação da fração reciclável a cooperativas de catadores. Nas áreas verdes, recomenda-se sua preservação e conservação, além da expansão do câmpus em áreas mais degradadas do Cerrado sentido restrito, para reduzir a supressão da cobertura vegetal.
Téléchargements
Références
Alvarez, A. L. M. (1998). Uso racional e eficiente de energia elétrica: metodologia para a determinação dos potenciais de conservação dos usos finais em instalações de ensino e similares (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Bizerril, M. (2018). Universities in transition to sustainability: challenges and opportunities for the Campus of the University of Brasilia in Planaltina. In W. Leal Filho, F. Frankenberger, P. Iglecias & R. Mülfarth (Org.), World sustainability series (pp. 361-370). Cham: Springer International Publishing.
Brasil. (2006, 25 de outubro). Decreto n° 5.940, de 25 de outubro de 2006. Dispõe sobre a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1.
Brasil. (2010, 2 de agosto). Lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1.
Brasil. (2015, 12 de fevereiro). Portaria n° 23, de 12 de fevereiro de 2015. Estabelece boas práticas e uso de Energia Elétrica e de Água nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dispõe sobre o monitoramento de consumo desses bens e serviços. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1.
Brett, L. M., Levy, R., & Marans, W. (2012). Towards a campus culture of environmental sustainability: recommendations for a large university. International Journal of Sustainability in Higher Education, 13(4), 365-377. http://dx.doi.org/10.1108/14676371211262317.
Couto-Júnior, A. F. (2014). Relátorio Coordenação Estratégica Ambiental do Câmpus UnB Planaltina. Brasília: Universidade de Brasília.
Couto-Júnior, A. F. (2017). Relatório Câmpus UnB Planaltina. Brasília: Universidade de Brasília.
Crispim, I. M. M. (2016). Sustentabilidade Ambiental: com foco na eficiência energética da Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, Catalão.
Chung, M. H., & Rhee, E. K. (2014). Potencial opportunities for energy conservation in existing buildings on university campus: a field survey in Korea. Energy and Building, 78, 176-182. http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2014.04.018.
Fagnani, E. & Guimarães, J. R. (2017). Waste management plan for higher education institutions in development countries: the continuous improvement cycle model. Journal of Cleaner Production, 147, 108-118. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.01.080.
Felfili, J. M., Silva, M. C., Jr., Rezende, A. V., Machado, J. W. B., Nogueira, P. E., & Walter, S. M. T. (1994). Projeto biogeografia do bioma cerrado: vegetação e solos. Cadernos de Geociências, 12, 84-114.
Gallardo, A., Edo-Alcón, N., Carlos, M., & Renau, M. (2016). The determination of waste generation and composition as an essential tool to improve the waste management plan of a university. Waste Management (New York, N.Y.), 53, 3-11. http://dx.doi.org/10.1016/j.wasman.2016.04.013. PMid:27107706.
Geng, Y., Liu, K., Xue, B., & Fujita, T. (2013). Creating a ‘green university’ in China: a case of Shenyang University. Journal of Cleaner Production, 61, 13-19. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.07.013.
Google Earth Pro. (2019). Faculdade UnB Planaltina, DF. Coordenadas 15o 35’53,99’’S e 47o 39’30,01’’O, Elevação 976 m. Recuperado em 23 agosto de 2019, de https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html
Holanda, F., & Gomes, V. (2010). Relatório do Plano Diretor para o Câmpus de Planaltina – Projeto Básico. Brasília: CEPLAN.
Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM. (2001). Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM.
Irulegi, O., Ruiz-Pardo, A., Serra, A., Salmerón, J. M., & Veja, R. (2017). Retrofit strategies towards Net Zero Energy Educational Buildings: A case study at the University of the Basque Country. Energy and Building, 144, 387-400. http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2017.03.030.
Loboda, C. R., & De Angelis, B. L. D. (2005). Áreas verdes públicas urbana: conceitos, usos e funções. Ambiência, 1(1), 125-139.
Lukman, R., Tiwary, A., & Azapagic, A. (2009). Towards greening a university campus: the case of the University of Maribor, Slovenia. Resources, Conservation and Recycling, 53, 639-644. http://dx.doi.org/10.1016/j.resconrec.2009.04.014.
Marinho, M., Gonçalves, M. S., & Kiperstok, A. (2014). Water conservation as a tool to support sustainable practices in a Brazilian public university. Journal of Cleaner Production, 62, 98-106. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.06.053.
Menegassi, L. F. (2012). Avaliação da aplicabilidade de Indicadores de Consumo como ferramentas de auxílio à racionalização do uso de água do Câmpus Universitário Trindade (Trabalho de conclusão de curso). Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Mikulic, J., & Babina, M. (2009). The role of universities in environmental management. Polish Journal of Environmental Studies, 18(4), 527-531.
Morales, M. R. (2012). Caracterización de residuos sólidos en la Universidad Iberoamericana, Ciudad de México. Revista Internacional de Contaminación Ambiental, 28(1), 93-97.
Okeniyi, J., & Anwan, E. U. (2012). Solid wastes generation in Covenant University, Ota, Nigeria: characterization and implication for sustainable waste management. Journal of Materials and Environmental Science, 3(2), 419-425.
Petersen, J. E., Frantz, C. M., Shammin, M. R., Yanisch, T. M., Tincknell, E., & Myers, N. (2015). Electricity and water conservation on college and university campuses in response to national competitions among dormitories: quantifying relationships between behavior. Conservation Strategies and Psychological Metrics, 10(12), 1-41. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0144070.
Saidel, M., Silva, R. S., & Nascimento, L. M. (2018). The permanent program for efficient use of energy at university of São Paulo – PURE-USP. Management of Environmental Quality, 25(3), 361-372. http://dx.doi.org/10.1108/MEQ-02-2014-0011.
Santana, L. M. C., & Kiperstok, A. (2010). Caracterização preliminar de consumo de água em prédios públicos administrativos. In Anais do I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (pp. 1-5). São Paulo: Acqua Consultoria.
Silva, R. D. S., Oliveira, R. C., & Tostes, M. E. L. (2017). Analysis of the Brazilian energy efficiency program for electricity distribution systems. Energies, 10(9), 1391. http://dx.doi.org/10.3390/en10091391.
Sousa, W. C., Jr., Ribeiro, E. N., Oliveira, L. H., & Ilha, M. S. O. (2011). O investimento em tecnologias poupadoras e o seu impacto no consumo de água em aeroportos. In W. C. Sousa Júnior & E. N. Ribeiro (Eds.), Uso eficiente da água em aeroportos. São Carlos: Rima Editora.
Tangwanichagapong, S., Nitivattananon, V., Mohanty, B., & Visvanathan, C. (2017). Greening of a campus through waste management initiatives. Experience from a higher education institution in Thailand. International Journal of Sustainability in Higher Education, 18(2), 203-217. http://dx.doi.org/10.1108/IJSHE-10-2015-0175.
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. (2018). Gestão e segurança ambiental: consumo de água e energia elétrica. Recuperado em 10 de agosto de 2018, de http://www.unifesp.br/reitoria/dga/dga-campi/consumo-de-agua-e-energia
Vagnoni, E. E., & Cavicchi, C. (2015). An exploratory study of sustainable development at Italian Universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, 16(2), 217-236. http://dx.doi.org/10.1108/IJSHE-03-2013-0028.
Vega, C. A., Benítez, S. O., & Barreto, M. E. R. (2008). Solid waste characterization and recycling potential for a univeristy campus. Waste Management (New York, N.Y.), 28(Suppl 1), S21-S26. http://dx.doi.org/10.1016/j.wasman.2008.03.022. PMid:18572396.
Zhang, N., Williams, I. D., Kemp, S., & Smith, N. F. (2011). Greening academia: developing sustainable waste management at Higher Education Institutions. Waste Management (New York, N.Y.), 31(7), 1606-1616. http://dx.doi.org/10.1016/j.wasman.2011.03.006. PMid:21450452.
Zhao, W., & Zou, Y. (2015). Green university initiatives in China: a case of Tsinghua University. International Journal of Sustainability in Higher Education, 16(4), 491-506. http://dx.doi.org/10.1108/IJSHE-02-2014-0021.
Zhou, X., Yan, J., Zhu, J., & Cai, P. (2013). Survey of energy consumption and energy conservation measures for colleges and universities in Guandong province. Energy and Building, 66, 112-118. http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2013.07.055.