Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
Palabras clave:
Planejamento urbano, Trânsito, Metrô, Ped-Shed, IpanemaResumen
O objetivo deste artigo é, a partir do exemplo de uma manifestação em Ipanema, bairro nobre do Rio de Janeiro, contra a instalação de estações de metrô, demonstrar o caminho que vem sendo adotado pelas autoridades públicas para enfrentar o problema do transporte urbano. Primeiramente, este artigo tentará identificar se o planejamento urbano pode ser utilizado como uma estratégia efetiva para reduzir o problema dos congestionamentos, identificando seus efetivos resultados e possível aplicabilidade à hipótese da estação no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Em seguida, este artigo irá avaliar se a distância é ou não um fator relevante na escolha do modal de transporte, já que a premissa dos investimentos estatais em estações de metrô é justamente a migração dos veículos privados para o transporte público. Subsequentemente, o artigo irá investigar as distâncias que devem ser observadas entre as estações localizadas nas regiões identificadas como prioritárias, para determinar o intervalo de estações. Com isso, será possível concluir se a instalação da estação na Praça Nossa Senhora da Paz (ou em lugar alternativo perto) se justifica a partir do interesse público de redução dos congestionamentos nos grandes centros urbanos.Descargas
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Publicado
2017-10-27
Cómo citar
Joppert Ragazzo, C. E., & da Costa e Silva Lima, J. M. (2017). Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 5(2), 97–113. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/3814
Número
Sección
Artigos