Programa de Coleta Seletiva: aspectos essenciais e modelo para cidades médias

Autores/as

Resumen

Um dos entraves para o sucesso dos Programas de Coleta Seletiva em países em desenvolvimento é a correta separação dos resíduos sólidos urbanos na fonte geradora. Todavia, essa segregação somente ocorre se a população estiver ciente dos resultados dos seus esforços, e, se vir atendidas no programa suas demandas. Assim, é necessário que essas expectativas estejam contempladas no PCS desde a sua concepção. Portanto, objetivou-se nesse trabalho, a partir de análise sistemática da literatura no portal da CAPES sobre o assunto, estruturar as etapas do PCS, e, fundamentado em estudo de caso realizado em uma cidade média, estabelecer um padrão que possa auxiliar os gestores na implantação dessa solução. A pesquisa contribui para o avanço da gestão urbana, quando considera os anseios dos geradores de RSU inseridos nesse contexto. Os resultados mostraram oito aspectos fundamentais dos PCSs: gestão, abrangência, financiamento, operacionalização, segregação, seleção, coleta e triagem. O modelo proposto visa otimizar a gestão dessas cidades, ao apresentar como diretrizes a gestão formal, abrangência municipal, financiamento e operação mistos. Para ser mais conveniente à população, recomenda-se segregação na fonte em três tipos e coleta mista, com categorização e armazenamento realizados em centrais de triagem para facilitar a venda dos materiais coletados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiana Souza de Lima, Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Mestre em inovação tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM 92021). Atualmente é engenheira ambiental da Prefeitura Municipal de Uberaba, MG.

Deusmaque Carneiro Ferreira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Química (Eletroquímica Aplicada) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Ednilson Viana, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1999), Pós-Doutor em saneamento pela Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (2001), Pós-Doutor pela Universidade Nova de Lisboa (2014), Pós-Doutor pela University of Wisconsin (2018). Atualmente é professor livre docente na Universidade de São Paulo campus EACH.

Publicado

2025-07-03

Cómo citar

Lima, D. S. de, Ferreira, D. C., & Viana, E. (2025). Programa de Coleta Seletiva: aspectos essenciais e modelo para cidades médias . Revista Brasileira De Gestão Urbana, 17. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/32567

Número

Sección

Artigos