Mercados Públicos na área central de Belo Horizonte

transformações, resistências, tensões

Autores/as

Resumen

Nos contemporâneos processos de transformação das grandes cidades, os mercados públicos têm sido um dos alvos espaciais que induzem mudanças nas práticas sociais e nos perfis de seus usuários e consumidores. Em Belo Horizonte, o Mercado Central e o Mercado Novo revelam essas tendências e tornam-se objetos privilegiados de estudo de caso. Esta pesquisa, realizada entre 2017 e 2019, buscou identificar transformações, resistências e tensões, em curso, nesses tradicionais espaços comerciais. As análises buscaram ultrapassar uma perspectiva simplista ou generalista de gentrificação, esquadrinhando lógicas de caráter segregacionista e a alteração das práticas sociais, econômicas e culturais, devido a processos ainda anteriores, como os de patrimonialização, gourmetização e turistificação, caracterizados pela exploração de atividades culturais dirigidas a um público solvente e rotativo. Utilizando observações etnográficas, entrevistas e documentos, este estudo analisa como as dimensões – história, rede de relações e identidade – são configuradas cotidianamente. Esta pesquisa mostra como os processos identitários e os sentimentos de pertencimento são diferentes em cada espaço. No Mercado Central preservam-se os padrões tradicionais de propriedade individual e longevidade das lojas. Já a iniciativa “Velho Mercado Novo” busca a “autenticidade calculada” e reforça indiscriminadamente a perspectiva do consumo do lugar.

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Biografía del autor/a

Rachel de Castro Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista

Doutora em Ciências Sociais (PUC Minas)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Ághata Moura Marçal, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Sávio Tadeu Guimarães, Centro Universitário de Brasília

Arquiteto e Urbanista

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)

Centro Universitário de Brasília

Publicado

2022-09-14

Cómo citar

de Castro Almeida, R. ., Moura Marçal, Ághata, & Tadeu Guimarães, S. (2022). Mercados Públicos na área central de Belo Horizonte: transformações, resistências, tensões. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 14. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29338

Número

Sección

Artigos