O uso de diferentes valores de tarifa como estratégia de transferência de demanda em sistemas de transporte público urbano

Autores/as

  • Ligia Rabay Universidade Federal da Paraíba
  • Nilton Pereira de Andrade Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

precificação por horário, gerenciamento da demanda, comportamento dos usuários, transporte público

Resumen

Um dos maiores problemas das cidades de médio e grande porte nos dias de hoje é a mobilidade urbana, cujas soluções passam necessariamente pelos sistemas de transporte público coletivo, os quais exigem elevados investimentos em infraestrutura. A frota desse serviço é determinada com base na quantidade de passageiros a serem transportados nos períodos de pico e tem importante papel na definição do valor da tarifa. A diferenciação do valor da tarifa por faixa horária ao longo do dia, embora ainda muito incipiente no Brasil, é uma estratégia bastante utilizada no exterior para diminuir a demanda nos períodos de pico. A oferta de descontos no valor da tarifa para os horários de menor demanda pode atrair parte dos usuários que se desloca nos picos. Dessa forma, o artigo apresenta um minucioso estudo sobre o tema, com uma análise de viabilidade do uso da tarifa diferenciada por horário no sistema de transporte público de uma cidade brasileira. Os resultados mostraram que 69% dos usuários do sistema no período de pico estariam dispostos a mudar o horário da viagem para obter alguma economia, que o percentual de adesão varia em função da dimensão do desconto oferecido e que existe um desconto mínimo a partir do qual a mudança ocorreria. A estratégia se mostrou viável com boas chances de modificar o perfil da variação da demanda ao longo do dia e contribuir para a redução da frota e dos custos operacionais do sistema.

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Publicado

2019-05-14

Cómo citar

Rabay, L., & Andrade, N. P. de. (2019). O uso de diferentes valores de tarifa como estratégia de transferência de demanda em sistemas de transporte público urbano. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 11. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24002

Número

Sección

Artigos