Restrição veicular e tributação: o pedágio urbano enquanto solução urbanística e espécie tributária
Keywords:
Mobilidade urbana, Pedágio urbano, TributaçãoAbstract
A grande quantidade de automóveis, principalmente nas grandes e médias cidades, tem gerado transtornosno trânsito: grandes congestionamentos, dificuldades para encontrar estacionamentos, acidentes, conflitoscom pedestres (e com outros meios de transporte não motorizados), aumento do consumo de combustíveisfósseis e da emissão de gases poluentes. Buscar solucionar esses transtornos é uma atividade que temdesafiado profissionais ligados à gestão urbana em vários países. Nesse contexto, este trabalho apresentaalgumas iniciativas que buscam a solução desse cenário caótico, enfatizando a restrição veicular, por meiode pedágio urbano, já implantado com resultados satisfatórios em Singapura e Londres; e cogitado paraimplantação em outros locais, como o caso da cidade de São Paulo. Após isso, apresenta uma análise danatureza jurídica do pedágio, controversa quanto sua espécie tributária na legislação brasileira. Esse entendimento é importante para uso desse instrumento de restrição veicular nas propostas de planejamentourbano e gestão do trânsito e das cidades.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-02
How to Cite
Piccioni Toralles, C., & da Silva Paulitsch, N. (2017). Restrição veicular e tributação: o pedágio urbano enquanto solução urbanística e espécie tributária. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 2(2), 179–190. Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5353
Issue
Section
Articles
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.