Avaliação do uso da primeira Via Calma em Curitiba/PR para ciclomobilidade
Keywords:
Ciclomobilidade, Curitiba/PR, Via Calma, Faixa compartilhada, Preferência declaradaAbstract
O tema deste artigo é a promoção da ciclomobilidade que aconteceu em Curitiba, no Estado do Paraná, com a implantação da primeira Via Calma da cidade, na Avenida Sete de Setembro. O problema norteador da pesquisa é o crescimento das cidades e os conflitos por espaços de qualidade para pedestres e para outros modos leves de deslocamento, como a bicicleta. O objetivo da pesquisa foi levantar os pontos de vista de usuários, concernentes ao atendimento da função dos diferentes tipos de modais da Via Calma e sua importância para a mobilidade na cidade. Os procedimentos metodológicos compreenderam uma avaliação com usuários que responderam a um questionário, com o uso da técnica de preferência declarada. Foram 90 respondentes captados por meio das redes sociais da internet. Os resultados do universo pesquisado apontaram que 29% já usavam a bicicleta como meio de transporte e que, dentre aqueles que não a utilizavam, 52% demonstraram o interesse em trocar o meio de transporte atualmente utilizado pela bicicleta. A relevância dos resultados da enquete indicou o lado positivo da iniciativa municipal de criar um espaço específico para a circulação de bicicletas. No entanto, os respondentes, que se apropriaram da ideia, manifestaram insegurança ao circular com os carros ao lado deles. Considerou-se válida essa primeira iniciativa da municipalidade para estimular a ciclomobilidade. Assim, a tendência é a apropriação da Via Calma por novos ciclistas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-10-31
How to Cite
Steil Ferraz, I., Simões Gomes, N., Kobs, F. F., Correa da Silva, M., & Fassi Casagrande Júnior, E. (2017). Avaliação do uso da primeira Via Calma em Curitiba/PR para ciclomobilidade. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 9(2). Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5323
Issue
Section
Articles
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.