Mensuração da satisfação dos usuários do sistema municipal de estacionamento rotativo pago
Keywords:
Mobilidade urbana, Gestão pública, Estacionamento rotativo, Satisfação dos usuários, Partial Least Squares (PLS)Abstract
A pesquisa identifica a percepção dos usuários do serviço público de estacionamento rotativo pela aplicação do modelo European Customer Satisfaction Index (ECSI). O estudo mensurou as relações que envolvem usuários do sistema, uma vez que é necessário conquistar a lealdade deles por intermédio da maximização da sua satisfação e, ainda, identificar aspectos considerados como valores importantes para o cliente. Para a quantificação dessa satisfação, utilizou-se o ECSI, modelo estimado pelo método Partial Least Squares-Path Modeling (PLS-PM), que se caracteriza por sua robustez diante de modelos estruturais compostos por dados com falta de normalidade. Foram coletados dados por meio de questionários aplicados, de forma não aleatória, a 401 usuários do sistema na cidade de Bagé, no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados concluem que o usuário considera o serviço satisfatório, e que esse constructo foi mais afetado pela expectativa e imagem do serviço. Os constructos diferem de forma sistemática para renda e idade. À medida que aumentam esses atores, a tendência é de que exista uma melhor avaliação do sistema de estacionamento rotativo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-10-31
How to Cite
Cougo da Cruz, F., Cougo da Cruz, A., & Ceretta, P. S. (2017). Mensuração da satisfação dos usuários do sistema municipal de estacionamento rotativo pago. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 9(1), 19–34. Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5206
Issue
Section
Articles
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.