O descarte irregular de resíduos da construção civil no município de São Paulo: um retrato das dinâmicas de injustiça ambiental
Abstract
A geração e descarte de Resíduos da Construção Civil (RCC) são problemas crescentes nos municípios brasileiros, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, e afetam desproporcionalmente os grupos mais vulnerabilizados que vivem próximos aos locais de descarte irregular. O objetivo deste artigo é analisar as dinâmicas de descarte irregular de RCC e sua relação com as injustiças ambientais no município de São Paulo, a partir dos dados de denúncias e solicitações entre 2017 e 2021. Com base em uma metodologia mista estruturada em quatro estratégias - implementação, prioridade, integração e perspectiva teórica -, os resultados apontam potencial relação entre regiões “geradoras” de RCC e outras “receptoras” de descarte irregular, revelando dinâmicas de injustiça ambiental que afetam principalmente os distritos localizados nas periferias e franjas urbanas. Conclui-se que o enfrentamento dessas injustiças envolve a formulação de políticas públicas responsivas às condições díspares de cada região da cidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão Urbana

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.
