Docentes do ensino médio no Nordeste: migração e mobilidade pendular entre 2013 e 2017
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar indicadores de migração e mobilidade pendular de docentes do ensino médio no Nordeste, no período de 2013 a 2017, observando a complementaridade entre os dois tipos de mobilidade, o efeito de seletividade por sexo e idade, e a associação entre migração e contrato de trabalho. Foram utilizados microdados dos Censos Escolares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os quais permitem o acompanhamento longitudinal de docentes que permaneceram no sistema educativo no período analisado e a observação de sua trajetória espacial. Os resultados evidenciam a seletividade na migração, a complementaridade entre migração e mobilidade pendular diferencial entre os estados, e a relação entre mudança de contrato de trabalho e migração. Adicionalmente, os resultados apontam para a situação de baixa valorização do trabalho docente em função de migração associada à mudança de contrato de professor efetivo para temporário, e apresentam cenários que demandam novos e mais aprofundados estudos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.