Análise dos planos diretores de Fortaleza sob o paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade da Urbe Sustentável
Keywords:
Planejamento. Acessibilidade. Mobilidade. Sustentabilidade. Plano diretor.Abstract
Planejar o espaço urbano demanda abordagens integradoras e multidisciplinares, dado seu caráter coletivo e envolvimento de atores com interesses variados. A dificuldade de integração dos esforços de planejamento é questão central a ser enfrentada, seja na adoção de princípios norteadores do processo, na identificação de problemas ou no estabelecimento de objetivos comuns. Na interpretação científica do objeto do planejamento – o espaço urbano –, o plano diretor se impõe como importante instrumento orientador das políticas de desenvolvimento local. Enquanto produto histórico, vinculado aos valores humanos de uma época e lugar, serve como indicador paradigmático do próprio planejamento, revelando a fase evolutiva, ideologicamente delimitada, dessa área do conhecimento. Neste artigo, analisam-se planos diretores selecionados da cidade de Fortaleza, segundo o Paradigma do Planejamento da Acessibilidade e Mobilidade da Urbe Sustentável (PAMUS), que considera central na análise do planejamento três subsistemas urbanos correlacionados: atividades, uso do solo e transportes. Para tanto, trabalhou-se a interpretação qualitativa do conteúdo programático dos planos diretores, segundo o modelo conceitual ALUTI. Constatou-se que os planos evoluíram pouco quanto à integração sistêmica. O papel da acessibilidade e da mobilidade nesses planos é pouco evidente, com reflexos restritos aos transportes, voltando seu foco à oferta de infraestrutura.Downloads
References
Accioly, V. M. (2008). Planejamento, planos diretores e expansão urbana: 1960-1992. Salvador: Universidade Federal da Bahia.
Acheampong, R. A., & Silva, E. A. (2015). Land use – transport interaction modeling: a review of the literature and future research directions. Journal of Transport and Land Use, 8(3), 11-38. http://dx.doi.org/10.5198/jtlu.2015.806.
Banister, D. (2008). The sustainable mobility paradigm. Transport Policy, 15(2), 73-80. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2007.10.005.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Batty, M. (2009). Urban modelling. International Encyclopedia of Human Geography (pp. 51-58). USA: Elsevier.
Bertolini, L. (2017). Planning the mobile metropilis - transport for people, places and the planet (2nd ed). London: Palgrave -MacMillan.
Bertolini, L., Le Clercq, F., & Kapoen, L. (2005). Sustainable accessibility: a conceptual framework to integrate transport and land use plan-making. Two test-applications in the Netherlands and a reflection on the way forward. Transport Policy, 12(3), 207-220. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2005.01.006.
Cascetta, E. (2009). Transportation systems analysis: models and applications. springer ptimization and its applications (2nd ed., Vol. 29). USA: Springer., http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-75857-2.
Curtis, C., & Scheurer, J. (2010). Planning for sustainable accessibility: developing tools to aid discussion and decision-making. Progress in Planning, 74(2), 53-106. http://dx.doi.org/10.1016/j.progress.2010.05.001.
de la Barra, T. (1989). Integrates land use and transport modeling - decision chains and hierarchies. Cambridge: Cambridge University Press. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511552359.
Edwards, W., & von Winterfeldt, D. (1986). Decision analysis and behavioral research. Cambridge: Cambridge University Press.
Ferreira, A. B. (2004). Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa (6a ed). Curitiba: Posigraf.
Fortaleza. Prefeitura Municipal. (1963). Plano Diretor de Fortaleza: Lei 2128/63. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Fortaleza. Prefeitura Municipal. (1975). Plano Diretor Fortaleza 1972. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Fortaleza. Prefeitura Municipal. (1992). Diagnóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Fortaleza. Prefeitura Municipal. (2009). Plano Diretor Participativo de Fortaleza: Lei complementar No 062. Fortaleza: Diário Oficial do Município.
Fortaleza. Prefeitura Municipal. (2014). “Fortaleza 2040”: planejamento participativo - por uma Fortaleza de oportunidades, mais justa, bem cuidada e acolhedora. Fortaleza: Iplanfor.
Garcia, C. S. (2016). Strategic assessment of accessibility on urban mobility networks (Tese de doutorado). Universidade de Lisboa, Lisbon.
Garcia, C. S. H. F., Macário, M. R. M., Menezes, E. D. A. G., & Loureiro, C. F. G. (2018). Strategic assessment of Lisbon’s accessibility and mobility problems from an equity perspective. Networks and Spatial Economics, 18(2), 1-25. http://dx.doi.org/10.1007/s11067-018-9391-4.
Garcia, C. S., Macário, M. R., & Loureiro, C. F. (2013). The role of assessment in the urban mobility planning process. In Proceedings of the 13th WCTR (pp. 20). Washington: The National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine.
Handy, S. L. (2017). Planning for accessibility: in theory and in practice. In D. M. Levinson and K. J. Krizek (Orgs.), Access to destinations (pp. 131-147). USA: Elsevier. https://doi.org/10.1108/9780080460550-007.
Hansen, W. G. (1959). How accessibility shapes land use. Journal of the American Institute of Planners, 25(2), 73-76. http://dx.doi.org/10.1080/01944365908978307.
Herculano, S. C. (1998). A qualidade de vida e seus indicadores. Ambiente & Sociedade, 1, 77-99.
Hull, A., Silva, C., & Bertolini, L. (2012). (Orgs.). Accessibility instruments for planning practice. Brussels: COST Office.
Iacono, M., Levinson, D., & El-Geneidy, A. (2008). Models of transportation and land use change: a guide to the territory. CPL Bibliography, 22(4), 323-340. https://doi.org/10.1177/0885412207314010.
Jacobs, J. (2000). Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes.
Johansson, H., Sandvik, K. O., Zsidákovits, J., & Łutczyk, G. (2016). A Need for New Methods in the Paradigm Shift from Mobility to Sustainable Accessibility. Transportation Research Procedia, 14, 412-421. http://dx.doi.org/10.1016/j.trpro.2016.05.093.
le Clercq, F., & Bertolini, L. (2003). Achieving sustainable accessibility : an evaluation of policy measures the Amsterdam in area. Built Environment, 29(1), 36-47. http://dx.doi.org/10.2148/benv.29.1.36.53949.
Lopes, A. S. (2015). Transportes, uso do solo e atividades - modelagem conceitual para o planejamento da acessibilidade urbana (Tese de doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Lopes, A. S., Loureiro, C. F. G., & Van Wee, B. (2019). LUTI operational models review based on the proposition of an a priori ALUTI conceptual model. Transport Reviews, 39(2), 204-225. http://dx.doi.org/10.1080/01441647.2018.1442890.
Macário, M. D. (2005). Quality management in urban mobility systems: an integrated approach (Tese de doutorado). Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Lisboa.
Macário, M. R., Carvalho, D., & Fermisson, J. (2005). Achieving sustainable transport and land use with integrated policies. WIT Transactions on the Built Environment, 77, 351-360.
Magalhães, M. T., & Yamashita, Y. (2009). Repensando o planejamento. Textos para Discussão, 4, 1-30.
Menezes, E. D. (2015). Metodologia para avaliação estratégica da problemática da acessibilidade urbana sob o princípio da equidade (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Meyer, M. D., & Miller, E. J. (2001). Urban transportation planning (2nd ed). Boston: McGraw-Hill.
Organização das Nações Unidas – ONU. (1987). Relatório Brundtland – Our Common Future. Recuperado em 25 de setembro de 2019, de https://ambiente.wordpress.com/2011/03/22/relatrio-brundtland-a-verso-original/
Organização das Nações Unidas – ONU. (2019). Nova Agenda Urbana. Quito: ONU.
Owens, S. (1995). From “predict and provide” to “predict and prevent”?: pricing and planning in transport policy. Transport Policy, 2(1), 43-49. http://dx.doi.org/10.1016/0967-070X(95)93245-T.
Pfaffenbichler, P. (2003). The strategic, dynamic and integrated urban land use and transport model MARS (Metropolitan Activity Relocation Simulator): Development, testing and application. Vienna: Vienna University of Technology.
Portugal, L. (2017). Transporte, mobilidade e desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Elsevier.
Rogers, R. (2014). Cidades para um pequeno planeta (pp. 180). São Paulo: Gustavo Gill.
Sampaio, D. (1993). A Fortaleza de Juraci. Fortaleza: Anuário do Ceará Publicações.
Silva, C., Patatas, T., & Amante, A. (2017). Evaluating the usefulness of the structural accessibility layer for planning practice – Planning practitioners’ perception. Transportation Research Part A, Policy and Practice, 104, 137-149. http://dx.doi.org/10.1016/j.tra.2017.05.014.
Soares, F. D., Loureiro, C. F., & Miller, E. J. (2018). Diagnosis: a problem-oriented approach to urban transportation planning. Transportation Research Board.
Sokolowsky, J. A., & Banks, C. M. (Orgs.). (2009). Principles of modeling an simulation: a multidisciplinary approach. Hoboken: Wiley - John Wiley & Sons, Inc.
Souza, M. L. (2002). Mudar a cidade - uma introdução crítica ao Planejamento e à Gestão Urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand.
Straatemeier, T., & Bertolini, L. (2008). Joint accessibility design: framework developed with practitioners to integrate land use and transport planning in the Netherlands. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, 2077(1), 1-8. http://dx.doi.org/10.3141/2077-01.
te Brömmelstroet, M., & Bertolini, L. (2008). Developing land use and transport PSS: meaningful information through a dialogue between modelers and planners. Transport Policy, 15(4), 251-259. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2008.06.001.
Timmermans, H. (Org.). (2005). Decision support systems in urban planning (2nd ed). London: E & FN SPON.
Torrens, P. M. (2000). How land-use-transportation models work (CASA Working Papers, No. 20). London: Centre for Advanced Spatial Analysis.
Van Wee, B. (2002). Land use and transport: research and policy challenges. Journal of Transport Geography, 10(4), 259-271. http://dx.doi.org/10.1016/S0966-6923(02)00041-8.
Vasconcellos, E. A. (2014). Urban transport environment and equity: the case for developing countries. London: Routledge. http://dx.doi.org/10.4324/9781315071756.
Vriens, D., & Hendriks, P. (2005). How to define problems: a systemic approach. In H. Timmermans (Org.), Decision support systems in urban planning (pp. 16-23). London: E & FN SPON.
Zhang, J., Timmermans, H., Borgers, A., & Wang, D. (2004). Modeling traveler choice behavior using the concepts of relative utility and relative interest. Transportation Research Part B: Methodological, 38(3), 215-234. http://dx.doi.org/10.1016/S0191-2615(03)00009-2.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.