Reflexo de Grandes Eventos na Mobilidade Urbana
Keywords:
Mobilidade urbana. Eventos. Rede Social. Transporte. Ônibus.Abstract
A mobilidade em megacidades tem se tornado um problema relevante para todos que transitam em regiões de intenso tráfego de veículos e pessoas. Este problema é agravado durante a ocorrência de grandes eventos como partidas esportivas, feiras e concertos musicais que atraem uma elevada audiência. Neste contexto, o Allianz Parque é um importante local que oferece eventos no Brasil, ao mesmo tempo que é uma região onde se observa um elevado tráfego urbano. Para se obter dados do fluxo de pedestres e ao mesmo tempo de veículos do transporte público na região, ferramentas de Big Data foram empregadas a partir das redes sociais, capturando informações de localização geográfica, instante das postagens, e posições dos veículos disponibilizados publicamente. Em seguida, alguns indicadores de desempenho foram criados para quantificar a intensidade e persistência do impacto na mobilidade durante os eventos e comparados com dias regulares, comparando seus padrões. Esta analise evidenciou que existe uma interferência durante a ocorrência dos eventos tanto na mobilidade quanto no acesso aos locais. Este impacto varia de acordo com o evento (público, faixa etária, tipo), podendo se caracterizar tanto em termos de intensidade quanto em termos de persistência.
Downloads
References
Camilo, C. O., & Silva, J. C. D. (2009). Mineração de dados: Conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. Universidade Federal de Goiás (UFC), 1-29.
Campos, B. & Cerqueira, F. (2016). “Proposta de um método de análise de sistemas de transporte público,” Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul.Leite, C. (2017). São Paulo, megacidade e redesenvolvimento sustentável: uma estratégia propositiva. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2(1), 117-126.
Molina, M. J., & Molina, L. T. (2004). Megacities and atmospheric pollution. Journal of the Air & Waste Management Association, 54(6), 644-680.
Nakamuta F. & Nakamura M. (2016). “Estudo da mobilidade urbana de pedestres em uma grande cidade usando big data,” Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul.
Rau, S. L. (2012). Sistema cicloviário e suas potencialidades de desenvolvimento: o caso de Pelotas/RS (Doctoral dissertation, Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de Pelotas. Pelotas.[Links]).
Reddy, B. S., & Balachandra, P. (2010). Dynamics of Urban Mobility: A Comparative analysis of megacities of India Dynamics of Urban Mobility: A Comparative analysis of megacities of India.
OBSERVÁTORIO DE TURISMO E EVENTOS. Relatório Evento: Britney Spears. Disponível em: <http://www.observatoriodoturismo.com.br/pdf/RELATORIO_SHOW_BRITNEY.pdf>. Acesso em: 12 maio. 2017.
Neto, W. L. M., & Kneib, É. C. (2016). Centralidades urbanas e oferta de transporte público coletivo em Goiânia-GO, 2014. Transportes, 24(1), 42-50.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.