A metáfora do espetáculo vertical: um olhar para a cidade de Campina Grande-PB
Keywords:
Metáfora do Espetáculo. Imagem. Espetáculo Vertical. Implicações Socioeconômicas e Ambientais.Abstract
Este estudo tem como objetivo espacializar o processo de verticalização na cidade de Campina Grande-PB associando-o à dinâmica teórica da metáfora do espetáculo e, a partir desse cenário, evidenciar as possíveis implicações socioeconômicas e ambientais derivadas desse processo na perspectiva dos atores envolvidos. A metodologia em função dos objetivos, adotada na construção desta pesquisa, foi a exploratória-descritiva, a partir da abordagem de análise qualitativa. Ademais, a pesquisa foi conduzida através de um estudo de campo, apropriando-se da observação direta não participante e do uso de entrevistas. Observou-se que a proliferação dos edifícios, mediante a dinâmica do espetáculo vertical, gera a presença de uma imagem cada vez mais percebida pelos indivíduos, que proporciona a sensação de aspiração ao progresso local, evidenciando transformações na paisagem urbana e também no constructo do ideário da sociedade, a qual, com maior aderência, passa a idealizar este modelo de mercadoria. Por outro lado, este cenário promove implicações que perpassam desde a sensação de isolamento do convívio com a cidade até a percepção de uma espacialização vertical local desordenada, bem como a sobrecarga no uso dos recursos naturais, de forma que a construção desse cenário espetacular se desenvolve sob limitada preocupação ambiental, submetida ao cálculo das racionalidades econômicas.
Downloads
References
Bauman, Z. (2008). Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria (C. A. Medeiros, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar.
Costa, B. L. (2013). Estruturação da cidade de Campina Grande: as estratégias e intencionalidades do mercado imobiliário (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo e comentários sobre a sociedade do espetáculo (E. S. Abreu, Trad.). São Paulo: Contraponto.
Fonseca, H., No. (2006). O marketing e a espetacularização urbanística. In Anais do Seminário Internacional Planejamento Urbano no Brasil e na Europa. Florianópolis: ANPPAS. Recuperado em 1 de fevereiro de 2017, de http://www.anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/GT10-218-51-20080521113611.pdf
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2010). Censo demográfico. Recuperado em 1 de fevereiro de 2017, de http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=250400&search=paraiba|campina-grande
Jacques, P. B. (2003). Patrimônio cultural urbano: espetáculo contemporâneo. Revista de Arquitetura e Urbanismo, 6(1), 32-39. Recuperado em 1 de fevereiro de 2017, de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3229/2347
Loureiro, C., & Amorim, L. (2005). Dize-me teu nome, tua altura e onde moras e te direi quem és: estratégias de marketing e a criação da casa ideal: parte 1. Revista Vitruvius, 58(6). Recuperado em 1 de fevereiro de 2017, de http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.058/490
Maia, R. (2005). O espetáculo urbano carioca: entre a contemplação e a participação dos citadinos. In Anais do XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG.
Marx, K. (1991). O Capital (J. A. Giannotti, & E. Malagodi, Trad., Vol. I). São Paulo: Nova Cultura.
Nethercote, M. (2018). Theorising vertical urbanisation. Revista Journal City, 22(5-6), 657-684. http://dx.doi.org/10.1080/13604813.2018.1549832.
Oliveira, G. A. S. (2012). Verticalização urbana em cidades médias: o caso de Santa Cruz do Sul – RS (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, niversidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.
Padinha, M. R. (2013). A verticalização da imponência e a negação do espaço. Revista Geo Amazônia, 1(1), 81-92. http://dx.doi.org/10.17551/2358-1778/geoamazonia.n1v1p81-105.
Paz, W. R. (2011). Sociedade do espetáculo e formação humana: mercado, tecnologia e cultura (Tese doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Recuperado em 1 de fevereiro de 2017, de https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Tese_Weligton_Rodrigues_da_Paz.pdf?1337693182%20%20
Retondar, A. M. (2008). A (re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como “contexto social” de produção de subjetividades. Revista Sociedade e Estado, 23(1), 137-160. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922008000100006.
Silva, C. S. (2012). Processo de verticalização da cidade de Campina Grande-PB: um crescente processo na urbanização e no crescimento (Monografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Slater, D. (2002). Cultura do consumo & modernidade. São Paulo: Nobel.
Somekh, N. (1997). A cidade vertical e o urbanismo modernizador. São Paulo: Studio Nobel.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.