Algumas considerações sobre a reforma urbana Pereira Passos
Keywords:
reforma urbana, Pereira Passos, Rio de JaneiroAbstract
O presente artigo é uma revisão de literatura sobre a Reforma Urbana Pereira Passos empreendida no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, durante o mandato do presidente Rodrigues Alves e do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. Ela representou a primeira grande intervenção urbana na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é discutir as reformas urbanas, visando trazer elementos ainda não tão explorados e possibilitando uma outra visão sobre as transformações urbanas e sobre o próprio prefeito, a fim de enriquecer a discussão e desmistificar alguns fatos. Nesse sentido, o que a historiografia chamou de Reforma Urbana Pereira Passos, na verdade, foram duas reformas empreendidas em um mesmo tempo e espaço, porém com autores e propostas diferentes. Além disso, cartas trocadas entre o prefeito e o engenheiro Alfredo Américo de Souza Rangel revelam opiniões do prefeito pouco esperadas, relacionadas às transformações na capital. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise documental por meio de fontes oficiais e primárias.
Downloads
References
Abreu, M. A. (2003). Da habitação ao hábitat: a questão da habitação popular no Rio de Janeiro e sua evolução. Revista Rio de Janeiro, (10), 161-177.
Azevedo, A. N. (1998). Entre o progresso e a civilização: o Rio de Janeiro nos traçados de sua capitalidade (Dissertação de mestrado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Azevedo, A. N. (2003). A Reforma Pereira Passos: uma tentativa de integração urbana. Revista Rio de Janeiro, (10), 39-79.
Benchimol, J. L. (1992). Pereira Passos: um Haussmann tropical. A renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração.
Del Brenna, G. R. (1985). O Rio de Janeiro de Pereira Passos: uma cidade em questão II. Rio de Janeiro: Index.
Freire, B. P. (1993). O sonho de ser Paris: rio de Janeiro e Buenos Aires na virada do século. In: Anais do V Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (pp. 17-31). Belo Horizonte: ANPUR.
Lenzi, M. I. R. (2000). Pereira Passos: notas de viagens. Rio de Janeiro: Sextante Artes.
Lenzi, M. I. R. (2003). Francisco Pereira Passos - Possibilidade de um outro olhar. Revista Rio de Janeiro, (10), 133-141.
Mella, J. L. V. (2003). Temporalidade e identidade. O jogo do bicho no Rio de Pereira Passos. Revista Rio de Janeiro, (10), p. 109-124.
Needell, J. D. (1993). Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras.
Passos, F. P., Jardim, J. R. de M., & Silva, M. R. (1875). Primeiro relatório da comissão de melhoramento da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typografia Nacional.
Passos, F. P., Jardim, J. R. de M., & Silva, M. R. (1876). Segundo relatório da comissão de melhoramento da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typografia Nacional.
Pereira, S. G. (1992). A reforma urbana de pereira passos e a construção da identidade carioca. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ.
Prefeitura do Distrito Federal. (1903). Melhoramentos da cidade projetados pelo prefeito do distrito federal, Dr. Francisco Pereira Passos. Rio de Janeiro: Typografia da Gazeta de Notícias.
Rago, L. M. (1985). Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar (3. ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Rocha, O. P. (1995). A era das demolições: cidade do Rio de Janeiro, 1870-1920 (2. ed.). Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração.
Santana, F. T. M., & Soares, M. R. (2009). Reformas Passos: cem anos de uma intervenção excludente. In XII Encuentro de Geógrafos de América Latina (pp. 1-12.). Montevideo: EGAL.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.