Estudo de impacto de vizinhança: a experiência do festival Caldas Country Show em Caldas Novas, Goiás
Keywords:
Impacto urbano, Planejamento, Sustentabilidade, Turismo, VizinhançaAbstract
Caldas Novas destaca-se por ser um complexo turístico hidrotermal que atrai milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. Na cidade, são realizados, com frequência, grandes eventos, dos quais o mais famoso deles é o Caldas Country Show, que é considerado o maior festival de música sertaneja de Goiás. Devido à falta de exigência de instrumentos de planejamento urbano para realização desse evento, a população local sofria com o impacto urbano causado pelo festival desde a sua primeira edição, em 2006. No entanto, apenas
em 2012 os impactos que atingiam vários aspectos da sustentabilidade da cidade obtiveram repercussão nacional, fato que levou o Ministério Público (MP) a exigir a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A finalidade do presente artigo é verificar a opinião dos residentes e dos comerciantes, que se localizam na área de influência direta, sobre o Caldas Country Show. Procura-se verificar também se, após a elaboração do EIV, houve melhorias significativas no evento. Os dados secundários foram levantados a partir de uma pesquisa exploratória qualitativa, e os dados primários, a partir da aplicação de questionários com perguntas estruturadas a residentes e comerciantes de Caldas Novas nos anos de 2012 e de 2013. É indubitável que o EIV cooperou para o bom desempenho do evento em sua oitava edição (2013), na qual os fatos ocorridos na edição anterior não se repetiram após a elaboração do estudo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.