Avaliação do uso da primeira Via Calma em Curitiba/PR para ciclomobilidade

Autores

  • Ingrid Steil Ferraz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Nivaldo Simões Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Fabio Fernando Kobs Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), São Bento do Sul, SC, Brasil
  • Maclovia Correa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Eloy Fassi Casagrande Júnior Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil

Palavras-chave:

Ciclomobilidade, Curitiba/PR, Via Calma, Faixa compartilhada, Preferência declarada

Resumo

O tema deste artigo é a promoção da ciclomobilidade que aconteceu em Curitiba, no Estado do Paraná, com a implantação da primeira Via Calma da cidade, na Avenida Sete de Setembro. O problema norteador da pesquisa é o crescimento das cidades e os conflitos por espaços de qualidade para pedestres e para outros modos leves de deslocamento, como a bicicleta. O objetivo da pesquisa foi levantar os pontos de vista de usuários, concernentes ao atendimento da função dos diferentes tipos de modais da Via Calma e sua importância para a mobilidade na cidade. Os procedimentos metodológicos compreenderam uma avaliação com usuários que responderam a um questionário, com o uso da técnica de preferência declarada. Foram 90 respondentes captados por meio das redes sociais da internet. Os resultados do universo pesquisado apontaram que 29% já usavam a bicicleta como meio de transporte e que, dentre aqueles que não a utilizavam, 52% demonstraram o interesse em trocar o meio de transporte atualmente utilizado pela bicicleta. A relevância dos resultados da enquete indicou o lado positivo da iniciativa municipal de criar um espaço específico para a circulação de bicicletas. No entanto, os respondentes, que se apropriaram da ideia, manifestaram insegurança ao circular com os carros ao lado deles. Considerou-se válida essa primeira iniciativa da municipalidade para estimular a ciclomobilidade. Assim, a tendência é a apropriação da Via Calma por novos ciclistas.

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Biografia do Autor

Ingrid Steil Ferraz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil

mestre em Tecnologia, bacharel em Administração

Nivaldo Simões Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil

doutor em Tecnologia, bacharel em Desenho Industrial

Fabio Fernando Kobs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), São Bento do Sul, SC, Brasil

doutor em Tecnologia, bacharel em Ciências da Computação

Maclovia Correa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil

doutora em Arquitetura e Urbanismo, graduada em Ciências Econômicas e Letras

Eloy Fassi Casagrande Júnior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil

doutor em Engenharia de Recursos Minerais e Meio Ambiente, bacharel em Desenho Industrial

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Steil Ferraz, I., Simões Gomes, N., Kobs, F. F., Correa da Silva, M., & Fassi Casagrande Júnior, E. (2017). Avaliação do uso da primeira Via Calma em Curitiba/PR para ciclomobilidade. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 9(2). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5323

Edição

Seção

Artigos