A criação de regiões metropolitanas no Brasil
fatores políticos, institucionais e regionais
Resumen
O artigo tem como objetivo analisar a criação de regiões metropolitanas, a partir de fatores políticos, institucionais e regionais que influenciam sua difusão pós Constituição de 1988. A partir de elementos da teoria de difusão de políticas públicas, foram analisados quatro Estados: Alagoas, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Utilizou-se pesquisa qualitativa a partir de observação de leis complementares estaduais, entrevistas semiestruturadas com lideranças políticas e da burocracia dos Estados, bem como análise cartográfica. Os resultados mostram que a criação de regiões metropolitanas nesses Estados tem como elemento chave de explicação o aumento de repasses de recursos de programas do governo federal. Isso se deu sem atender a critérios técnicos e sem que houvesse o desenvolvimento de estruturas funcionais e de gestão adequadas como empresas metropolitanas, conselhos participativos e fundos de financiamento. Com base na análise dos casos, conclui-se que a institucionalização de regiões metropolitanas foi uma estratégia dos políticos estaduais visando recursos para os municípios, sem atenção à governança interfederativa de função pública de interesse comum entre os entes federados. Isso levou à criação de regiões metropolitanas disfuncionais em todo o país, pós Constituição de 1988.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Brasileira de Gestão Urbana

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos são publicados online e em acesso aberto, sob licença Creative Commons Atribuição (by). A revista urbe permite o acesso, arquivamento e divulgação irrestritos da versão final publicada do artigo, e não autoriza o arquivamento e divulgação das demais versões anteriores à sua publicação.