Docentes do ensino médio no Nordeste: migração e mobilidade pendular entre 2013 e 2017

Autores

  • Wilson Fusco Fundação Joaquim Nabuco
  • Ricardo Ojima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Járvis Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Silvana Nunes de Queiróz Universidade Regional do Cariri

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar indicadores de migração e mobilidade pendular de docentes do ensino médio no Nordeste, no período de 2013 a 2017, observando a complementaridade entre os dois tipos de mobilidade, o efeito de seletividade por sexo e idade, e a associação entre migração e contrato de trabalho. Foram utilizados microdados dos Censos Escolares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os quais permitem o acompanhamento longitudinal de docentes que permaneceram no sistema educativo no período analisado e a observação de sua trajetória espacial. Os resultados evidenciam a seletividade na migração, a complementaridade entre migração e mobilidade pendular diferencial entre os estados, e a relação entre mudança de contrato de trabalho e migração. Adicionalmente, os resultados apontam para a situação de baixa valorização do trabalho docente em função de migração associada à mudança de contrato de professor efetivo para temporário, e apresentam cenários que demandam novos e mais aprofundados estudos.

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

Fusco, W., Ojima, R., Campos, J., & Queiróz, S. N. de . (2023). Docentes do ensino médio no Nordeste: migração e mobilidade pendular entre 2013 e 2017. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 15. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29878

Edição

Seção

Artigos