Mercados Públicos na área central de Belo Horizonte

transformações, resistências, tensões

Autores

Resumo

Nos contemporâneos processos de transformação das grandes cidades, os mercados públicos têm sido um dos alvos espaciais que induzem mudanças nas práticas sociais e nos perfis de seus usuários e consumidores. Em Belo Horizonte, o Mercado Central e o Mercado Novo revelam essas tendências e tornam-se objetos privilegiados de estudo de caso. Esta pesquisa, realizada entre 2017 e 2019, buscou identificar transformações, resistências e tensões, em curso, nesses tradicionais espaços comerciais. As análises buscaram ultrapassar uma perspectiva simplista ou generalista de gentrificação, esquadrinhando lógicas de caráter segregacionista e a alteração das práticas sociais, econômicas e culturais, devido a processos ainda anteriores, como os de patrimonialização, gourmetização e turistificação, caracterizados pela exploração de atividades culturais dirigidas a um público solvente e rotativo. Utilizando observações etnográficas, entrevistas e documentos, este estudo analisa como as dimensões – história, rede de relações e identidade – são configuradas cotidianamente. Esta pesquisa mostra como os processos identitários e os sentimentos de pertencimento são diferentes em cada espaço. No Mercado Central preservam-se os padrões tradicionais de propriedade individual e longevidade das lojas. Já a iniciativa “Velho Mercado Novo” busca a “autenticidade calculada” e reforça indiscriminadamente a perspectiva do consumo do lugar.

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Biografia do Autor

Rachel de Castro Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista

Doutora em Ciências Sociais (PUC Minas)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Ághata Moura Marçal, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Sávio Tadeu Guimarães, Centro Universitário de Brasília

Arquiteto e Urbanista

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)

Centro Universitário de Brasília

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

de Castro Almeida, R. ., Moura Marçal, Ághata, & Tadeu Guimarães, S. (2022). Mercados Públicos na área central de Belo Horizonte: transformações, resistências, tensões. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 14. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29338

Edição

Seção

Artigos