Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de última milha

Autores

  • Camilla de Oliveira Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcio de Almeida D’Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata Albergaria de Mello Bandeira Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes, Instituto Militar de Engenharia
  • Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

transporte urbano de carga, logística urbana, entregas de última milha.

Resumo

Novas formas de operação na distribuição de carga urbana podem levar a melhorias na eficiência das entregas de última milha, além de reduzir seu custo e seus impactos socioambientais. Entretanto, a viabilidade financeira dessas novas formas de operação pode ainda ser questionável por causa dos altos investimentos necessários e do elevado custo de mão de obra, especialmente em países em desenvolvimento. Portanto, este trabalho tem o objetivo de avaliar como essas novas modalidades podem ser adotadas no contexto de países em desenvolvimento, mais especificamente no Brasil, identificando os principais desafios, os benefícios e o impacto dessas práticas para as cidades, as quais, muitas vezes, já sofrem com outros problemas de infraestrutura de transportes.

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Como Citar

Souza, C. de O., D’Agosto, M. de A., Bandeira, R. A. de M., & Almeida, I. R. P. L. de. (2020). Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de última milha. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 12. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26338

Edição

Seção

Artigos