Mensuração do grau de alinhamento estratégico: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.07.002.AO01Palavras-chave:
Estratégia, Perfil do Alinhamento Estratégico, Mensuração de Desempenho.Resumo
A proposta deste trabalho é discutir e validar a aplicação de ferramenta para análise do perfil de diagnóstico de alinhamento estratégico proposta por Labovitz e Rosanski (1997), que permite verificar a convergência das ações de toda a organização em direção à estratégia. A abordagem metodológica utilizada foi a de múltiplos casos, realizada em dez unidades de negócio localizadas nos estados do Paraná e Santa Catarina de uma única empresa do segmento do comércio varejista de móveis e eletrodomésticos. Para a busca dos dados empíricos utilizou-se entrevista semiestruturada para a formação do instrumento de coleta com base no modelo e posterior aplicação do formulário elaborado nas unidades de negócio. O perfil de diagnóstico de alinhamento estratégico demonstrou ser uma eficiente ferramenta para estabelecer o grau de alinhamento interno entre as unidades de negócio, refletindo as dificuldades e fraquezas, bem como pontos fortes e acertos das ações dos quatro componentes do modelo em direção ao propósito essencial estabelecido. Por ser uma ferramenta de medida visual e quantitativa do alinhamento, pode ser facilmente compartilhada e entendida por todos os níveis organizacionais, auxiliando no alinhamento estratégico da organização.Downloads
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