Estrutura do ensino superior brasileiro: um diagnóstico estratégico societário

Autores

  • Julio Adriano Ferreira dos Reis
  • Roberta Rocha da Rosa Martins
  • Jorge Gaio
  • Luci Michelon Lohmann

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.07.001.AO06

Palavras-chave:

Ensino superior, Aspectos societários, Aspectos tributários, Políticas públicas.

Resumo

O ensino superior brasileiro encontra-se numa perspectiva crescente jamais percebida na história do país. Tal afirmação é baseada na proposta de democratização do acesso da população de baixa renda ao ensino superior, que prevê a meta de prover educação superior de qualidade a no mínimo 30% da população de 18 a 24 anos no período de 10 anos (2005-2015). Atento a tal resolução, o Governo Federal brasileiro lançou o Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído por meio da lei 11.096/05, que oferece bolsas nas modalidades parcial e integral. Nesse sentido, a presente pesquisa expost-facto, de característica descritiva e de levantamento, tem como objetivo principal, por meio de análise de dados secundários, de amostra aleatória estratificada, apresentar o contexto geral do ensino superior brasileiro em suas variáveis geográficas, societárias e tributárias, possibilitando mensurar e sugerir posicionamentos estratégicos a novas políticas públicas e empresariais. Assim sendo, percebe-se que a variável geográfica demonstra de forma clara a centralidade das IES nas regiões Sudeste e Sul, o que acarreta o perfil de desigualdade territorial entre as diferentes regiões. Sobre os aspectos societários, percebe-se que a educação superior brasileira está centrada principalmente na iniciativa privada, pelas faculdades majoritariamente. Importante também a complexidade tributária praticada pelas IES brasileiras, à medida que suas opções e enquadramentos permeiam uma série de possibilidades, que podem sugerir oportunidades de geração de economia para as IES, bem como para o Estado, por meio da renúncia ou imunidade fiscal relacionada à aderência de programas de desenvolvimento do ensino superior como o PROUNI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e

institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Brasília, 27

out. 1966. Disponível em: <http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/129080/codigotributario-nacional-lei-5172-66>. Acesso em 8 abr. 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:

Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educa-

ção nacional. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 8 abr. 2014.

BRASIL. Decreto n. 3.000, de 26 de março de 1999. Brasília, 29 mar. 1999. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3000.htm>. Acesso em: 14 abr. 2014.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, 11 jan. 2002.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em:

abr. 2014.

BRASIL. Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos –

Prouni, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no Eensino Superior;

altera a Lei n. 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília, 14 jan. 2005a.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11096.htm>.

Acesso em: 8 abr. 2014.

BRASIL. Decreto 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regula-

ção, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de gradua-

ção e seqüenciais no sistema federal de ensino. Brasília, 10 maio 2006. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5773.htm>. Acesso

em: 8 abr. 2014.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá

outras providências. Brasília, 30 dez. 2008. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em:

abr. 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Portaria CNE/CP n. 10, de 6 de agosto de 2009.

Brasília, 6 ago. 2009a. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pne_200809.pdf>. Acesso em: 8 abr. 2014.

BRASIL. Lei 12.101, de 27 de novembro de 2009. Dispõe sobre a certificação das entidades

beneficentes de assistência social; regula os procedimentos de isenção de contribuições para a

seguridade social; altera a Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993; revoga dispositivos das Leis

n. 8.212, de 24 de julho de 1991, n. 9.429, de 26 de dezembro de 1996, n. 9.732, de 11 de dezembro de 1998, n. 10.684, de 30 de maio de 2003, e da Medida Provisória n. 2.187-13, de 24 de

agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília, 30 nov. 2009b. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12101.htm>. Acesso em:

abr. 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Resumo técnico do Censo da Educação Superior de

2011. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tec

nico_censo_educacao_superior_2011.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2011.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2014-07-27

Como Citar

Ferreira dos Reis, J. A., Rocha da Rosa Martins, R., Gaio, J., & Michelon Lohmann, L. (2014). Estrutura do ensino superior brasileiro: um diagnóstico estratégico societário. REBRAE, 7(1), 88–99. https://doi.org/10.7213/rebrae.07.001.AO06

Edição

Seção

Articles