Uma leitura sobre a percepção de autores em relação aos conceitos de estratégia

Autores

  • Edi Carlos de Oliveira
  • Luiz Tatto

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.7669

Palavras-chave:

Estratégia, Conceito, Percepção de autores.

Resumo

O campo da Estratégia tem sido amplamente estudado desde a década de 1960 e, embora muito já se tenha avançado, ainda há espaço para novas contribuições, pois a estratégia é fundamental na sobrevivência das orga- nizações. 0 que muitos não admitem é que o conceito de estratégia, sua finalidade e entendimento nem sempre estão claros, pois “estratégia”  é uma daquelas palavras  que todos pensam saber o que significa, mas quando  têm de explicar, não é tarefa das mais fáceis. Para entendê-la, nada melhor do que fazer uma incursão histórica  e visitar as ideias de quem dedicou tempo e esforço no entendimento do tema. O presente ensaio foi delineado com o propósito de evidenciar o posicionamento dos autores mais relevantes que compõem o mainstream da área de Estratégia e, a partir dessa percepção, foram relacionadas as convergências e divergências acerca das definições. Desse modo, para que a compilação de dados fosse realizada, utilizaram-se artigos científicos e cons- truções teóricas alicerçadas em livros seminais da área de Estratégia. Posteriormente às fases de coleta, análise e interpretação dos dados, selecionaram-se aqueles autores que melhor transparecem os conceitos mais utilizados e que apresentam o escopo do tema em questão. A partir das evidências destacadas, buscou-se apresentar um posicionamento não único e conclusivo sobre a percepção de autores em relação aos conceitos de estratégia, às críticas e às diferenças da sua natureza prescritiva ou descritiva, a fim de possibilitar ao leitor a sistematização das interpretações e a formação de um panorama geral sobre o  tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. Homewood, Irwin, 1971.

ANSOFF; H. I. Corporate strategy. New York: McGraw-Hill, 1965.

CABRAL, A. C. A. A evolução da estratégia: em busca de um enfoque realista. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1998, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ANPAD, set. 1998. p. 17.

CHANDLER, A. D. Strategy and structure: chapters in the history of the industrial enterprise. Cambridge: Cambridge MIT Press, 1962.

COSTA, E. A. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

HENDERSON, B. D. As origens da estratégia. In: MONT- GOMERY, C.; PORTER, M. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 3-9.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. Trad. Eliane Kanner e Maria Emilia Guttilla. São Paulo: Tomson Learning, 2008.

KALLÁS, D. Balanced scorecard: aplicação e impactos. Um estudo com jogos de empresas. 2003. Dissertação (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

MINTZBERG, H. A criação artesanal da estratégia. In: MONTGOMERY, C.; PORTER, M. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 419-437.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MORGAN, G. Imagens da organização. Trad. Geni G. Goldschmidt. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

NEUMAN, W. L. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. 3rd. ed. Boston: Allyn and Bacon, 1997.

NICOLAU, I. O conceito de estratégia. Lisboa: INDEG/ ISCTE Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, 2001.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para aná- lise de indústrias e da concorrência. Trad. Elizabeth Maria de Pinho Braga. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. A competência essencial da corporação. In: MONTGOMERY, C.; PORTER, M. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 293-316.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. Trad. Maria Teresa Correa de Oliveira e Fábio Alher 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

VALERIANO, D. L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001.

WHITTINGTON, R. O que é estratégia. Trad. Maria Lúcia L. Rosa e Martha Malvezzi Leal. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Downloads

Publicado

2013-07-27

Como Citar

de Oliveira, E. C., & Tatto, L. (2013). Uma leitura sobre a percepção de autores em relação aos conceitos de estratégia. REBRAE, 6(1), 57–67. https://doi.org/10.7213/rebrae.7669

Edição

Seção

Articles