Competência estratégica em uma organização do setor metal- mecânico
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.7667Palavras-chave:
Competência estratégica, Estratégia, Habilidades.Resumo
O processo de estudo de competências é utilizado em áreas do conhecimento para analisar os resultados das organizações, de modo geral e de qualquer natureza, com vista a perceber e interpretar a realidade. A pesquisa teve por objetivo identificar como a gestão de competências pode contribuir para o desempenho organizacional. Quanto à natureza da pesquisa, classifica-se em qualitativa aplicada, a partir da revisão da literatura baseada em referências teóricas; a estratégia de abordagem utilizada foi o estudo de caso em uma indústria do setor metal-mecânico, classificando a pesquisa como exploratória a partir de entrevistas em profundidade. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas individuais em profundidade, adotando-se uma abordagem estruturada, com a aplicação de um roteiro básico de questões, desenvolvido a partir da literatura (JAVIDAN, 1998), aplicado aos colaboradores da empresa pesquisada. A análise dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo das entrevistas, observando-se a frequência de termos mais citados pelos entrevistados. A pesquisa assinala a importância das competências em entender e interpretar a vida profissional de cada indivíduo e o local em que esse indivíduo está inserido. Em um comparativo das abordagens de competência, identificou-se a contribuição das experiências passadas, das interações sociais, dos símbolos e significados dos momentos de dificuldade nas alterações ou consolidações das competências e sua gestão. Concluiu-se que haverá interferência no desempenho organizacional, a partir de seus elementos cognitivos, fatores emocionais, simbólicos e funcionais e da forma como os indivíduos interagem e aprendem entre si, da forma como suas competências se encontram configuradas. As competências envolvem o que cada indivíduo realiza, pois implicam no cumprimento dos seus compromissos profissionais.
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