Fatores condicionantes da vantagem competitiva nos postos de combustíveis de Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.7665Palavras-chave:
Estratégia, Vantagem competitiva, Postos de combustíveis.Resumo
A identificação dos fatores que determinam a Vantagem Competitiva das firmas tem sido objeto de pesquisa ao longo do tempo, Nesse sentido, várias teorias tentaram explicar de forma concreta o segredo da competitividade de algumas organizações, destacando-se as estratégias genéricas de posicionamento propostas por Porter (1980) e os recursos estratégicos proposto pela RBV de Wernerfelt (1984 e Barney (1991). Assim, este artigo visa identificar os elementos condicionantes da vantagem competitiva dos postos de combustíveis do município de Florianópolis (SC), tendo em vista as particularidades desse setor. Para alcançar o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa quantitativa, com uso de modelo estatístico eu usa regressão linear relacionando indicadores de vantagem competitiva com fatores explicativo aqui considerados: localização, preço, marca e facilidades. Foram utilizados dados primários, coletados no mês de maio de 2011 junto aos distribuidores de combustíveis e aos agentes de postos pesquisados e dados secundários e oriundos da Agência Nacional do Petróleo. A partir da análise realizada para a população estudada, em virtude das características da configuração do setor na cidade de Florianópolis, os fatores que se apresentaram como determinantes de Vantagem competitiva foram a Localização e Facilidades.Downloads
Referências
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