O alinhamento entre as competências e o processo de aprendizagem: um estudo teórico-empírico em uma empresa de serviços de interesse público
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.7350Palavras-chave:
Alinhamento. Competências. Aprendizagem.Resumo
O artigo foi escrito com o objetivo principal de analisar e discutir as implicações do alinhamento, ou do não alinhamento, entre as competências e o processo de aprendizagem em uma empresa privada que presta ser- viços de interesse público. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cujos procedimentos envolveram levantamento bibliográfico, análises documentais e a realização de 27 entrevis- tas semiestruturadas com funcionários da Empresa Alfa Telecom S/A, a qual possui um sistema de gestão de competências implantado desde 1997. Conforme orientações de Dutra (2004), ao relacionar contribuições teóricas, entrevistas e análises documentais, foi possível notar que o modelo de competências, os processos de aprendizagem e as decisões de cunho estratégico tomadas na Empresa Alfa Telecom S/A estão desvinculadas uma das outras. Constatou-se que a aprendizagem organizacional, em relação ao modelo de competências, ocorre para poucos e somente no nível cognitivo. Como uma das considerações finais deste artigo, infere-se que a empresa estudada possui o risco de sofrer degradação de suas competências, o que consequentemente a impedirá de conquistar seus objetivos estratégicos.
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