A internacionalização de uma pequena empresa

Autores

  • Fabiane Cortez Verdu
  • Sergio Bulgacov

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.7349

Palavras-chave:

Internacionalização. Redes. Recursos. Pequena empresa

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal descrever como ocorre a internacionalização de uma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá (PR). Esta pesquisa é descritivo-qualitativa, ex post factum, seccional (trans­versal). O nível de análise é o organizacional; a unidade de análise é a organização. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso em uma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá: Apiário Diamante. Tendo em vista o objetivo deste trabalho, foram realizadas duas entrevistas (uma semiestruturada e outra estru­turada) com o informante-chave da organização em estudo e observações não participantes. Os dados primários coletados por meio de entrevista e de observação não participante e os secundários foram analisados de maneira descritivo-qualitativa por meio da técnica de análise de conteúdo. No Apiário Diamante foram identificadas ca­racterísticas tanto do processo de internacionalização gradual, quanto do processo desde o início das operações. Vale ressaltar que no Apiário Diamante, entre as principais características do processo de internacionalização identificadas, duas características referiam-se ao atributo “redes de parceiros de negócios”, o que reflete a impor­tância das redes de relacionamentos interorganizacionais no processo de internacionalização. Os recursos não possuídos e utilizados pelo Apiário Diamante tendem a ser obtidos por meio de relacionamentos (experiência, conhecimento de mercado externo e experiência internacional), com exceção dos “sistemas formais e informais de planejamento, controle e coordenação” que foram obtidos por meio de compra no mercado. Esse fato reforça a importância das redes de relacionamentos interorganizacionais no processo de internacionalização no que tange à obtenção de recursos. As instituições que forneceram os recursos que viabilizaram a internacionalização do Apiário Diamante são as seguintes: Instituto Mercosul, CIN/FIEP, despachante aduaneiro, Banco do Brasil, tra­ding, alfândega ou aduana, Apex Brasil, Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel). O principal tipo de recurso fornecido ao Apiário Diamante foi o conhecimento de mercado externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, T. R. C. G.; FULLER, T.; FERREIRA, C. R. The role of networks on the internalization process of small and medium-sized companies. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005. 1 CD-ROM.

BODDEWYN, J. J.; TOYNE, B.; MARTINEZ, Z. L. The me¬anings of international management. Management International Review, v. 44, n. 2, p. 195-212, 2004.

BOEHE, D. M.; TONI, D. D. Modelo para internacionalização de empresas baseada em redes. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 24., 2006, Gramado. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. 1 CD-ROM.

CARNEIRO, J.; ROCHA, A.; SILVA, J. F. Proposal of a valida¬tion framework for a new measurement model and its ap¬plication to the export performance construct. Brazilian Administration Review, v. 6, n. 4, p. 331-353, 2009.

CARVALHO, S.; PAES, L. R. A. Drivers da internaciona¬lização de born globals. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. 1 CD-ROM.

CHEN, H.; CHEN, T-J. Network linkages and location choi¬ce in foreign direct investment. Journal of International Business Studies, v. 29, n. 3, p. 445-468, 1998.

CHETTY, S.; AGNDAL, H. Social capital and its influence on changes in internationalization mode among small and medium-sized enterprises. Journal of International Marketing, v. 15, n. 1, p. 1-29, 2007.

CHETTY, S.; CAMPBELL-HUNT, C. A strategic approach to internalization: a traditional versus a “born global” approach. Journal of International Marketing, v. 12, n. 1, p. 57-81, 2004.

CHILD, J.; RODRIGUES, S. B. The process of SME internatio¬nalization: British firms entering in Brazil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. 1 CD-ROM.

COSTA, R.S. Comunidades de aprendizagem, estraté¬gias de internacionalização e diversificação dos resul¬tados nos arranjos produtivos do Paraná. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

DIB, L. A. R. O fenômeno das born globals e as teorias sobre negócios internacionais. Cadernos Discentes COPPEAD, Rio de Janeiro, n. 23, p. 18-32, 2004.

DIB, L. A.; CARNEIRO, J. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de inter¬nacionalização de empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. 1 CD-ROM.

FREEMAN, S.; EDWARDS, R.; SCHRODER, B. How smaller born-global firms use networks and alliances to overco¬me constraints to rapid internationalization. Journal of International Marketing, v. 14, n. 3, p. 33-63, 2006.

GARCIA, S. F. A.; LIMA, G. B. Redes interorganizacionais de cooperação para a internacionalização. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005. 1 CD-ROM.

HILAL, A.; HEMAIS, C. A. O processo de internacionalização na ótica da escola nórdica: evidências empíricas em em¬presas brasileiras. RAC, v. 7, n. 1, p. 109-124, 2003.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The internationalization pro¬cess of the firm. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The mechanism of internatio¬nalization. International Marketing Review, v. 7, n. 4, p. 11-24, 1990.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. Business relationship learning and commitment in the internationalization process. Journal of International Entrepreneurship, v. 1, n. 1, p. 83-101, 2003.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. Commitment and opportunity de¬velopment in the internationalization process: a note on the Uppsala internationalization process model. Management International Review, v. 46, n. 2, p. 165-178, 2006.

KNIGHT, G. A.; CAVUSGIL, S. T. Innovation, organizational capabilities, and the born-global firm. Journal of International Business Studies, v. 35, n. 2, p. 124-141, 2004.

LOANE, S.; BELL, J. Rapid internationalisation among en¬trepreneurial firms in Australia, Canada, Ireland and New Zealand: an extension to the network approach. International Marketing Review, v. 23, n. 5, p. 467-485, 2006.

MACHADO-DA-SILVA, C.; SEIFERT JUNIOR; R. E. Ambiente, re¬cursos e interpretação organizacional: um modelo para aná¬lise de estratégias de internacionalização. In: ENCONTRO DA DIVISÃO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2004, Atibaia. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2004. 1 CD-ROM.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR – MDIC. Critérios para definir porte de empresa. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/>. Acesso em: 05 jan. 2010.

MORT, G. S.; WEERAWARDENA, J. Networking capability and international entrepreneurship: how networks function in Australians born global firms. International Marketing Review, v. 23, n. 5, p. 549-572, 2006.

OVIATT, B.M.; MCDOUGALL, P. P. Toward a theory of international new ventures. Journal of International Business Studies, v. 25, p. 45-64, 1994.

OVIATT, B. M.; MCDOUGALL, P. P. Toward a theory of international new ventures. Journal of International Business Studies, v. 36, p. 29-41, 2005.

PENROSE, E. T. The theory of the growth of the firm. New York: Wiley, 1959.

PENROSE, E. T. The theory of the growth of the firm. New York: Wiley, 1995.

PREDEBON, E. A. Contexto ambiental, esquemas interpretativos e estratégias de internacionalização: o caso de um grupo siderúrgico brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.

RITOSSA, C. M. A internacionalização de cooperativas agropecuárias: um estudo multi-métodos no Paraná. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

RITOSSA, C. M.; BULGACOV, S. A Internacionalização de coo¬perativas agropecuárias: um estudo multimétodo das coope¬rativas agropecuárias do Estado do Paraná. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. 1 CD-ROM.

RITOSSA, C. M.; BULGACOV, S. Internationalization and diversification strategies of agricultural cooperatives: a quantitative study of the agricultural cooperatives in the state of Parana. Brazilian Administration Review, v. 6, n. 3, p.187-212, 2009.

SEIFERT JUNIOR, R. E.; MACHADO-DA-SILVA, C. L. Ambiente, recursos e interpretação: análise das estratégias de internacionalização de empresas paranaenses do setor alimentício. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 3., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005. 1 CD-ROM.

SEIFERT JUNIOR, R. E.; MACHADO-DA-SILVA, C. L. Environment, resources and interpretation: influences in the internatio¬nalization strategies of the food industry in Brazil. Brazilian Administration Review, v. 4, n. 2 p. 40-63, 2007.

SEPPO, M. The role of business network in the internationalization of Estonian chemical industry enterprises. Estonia: Tartu University Press, 2007. p. 1-44.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil. 2004. Disponível em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/9A2916A2D7D88C4D03256EEE00489AB1/$File/NT0008E4CA.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2010.

SHENKAR, O. One more time: international business in a global economy. Journal of International Business Studies, v. 35, n. 2, p. 161-171, 2004.

SILVA, J. F.; ROCHA, A.; CARNEIRO, J. The international ex¬pansion of firms from emerging markets: toward a typolo¬gy of Brazilian MNEs. Latin American Business Review, v. 10, n. 2-3, p. 95-115, 2009.

SILVEIRA, P. A.; ALPERSTEDT, G. O processo de internacio¬nalização de uma empresa de pequeno porte do setor mo¬veleiro do Oeste de Santa Catarina sob a ótica do empre¬endedor. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 3., 2007, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. 1 CD-ROM.

VEIGA, L. F. A.; ROCHA, A. Escolha de mercados externos, distância cultural e comprometimento: estudo de casos de grandes empresas brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2001. 1 CD-ROM.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

Verdu, F. C., & Bulgacov, S. (2012). A internacionalização de uma pequena empresa. REBRAE, 5(2), 179–190. https://doi.org/10.7213/rebrae.7349

Edição

Seção

Articles