Sistema inteligência setorial: acesso e compartilhamento de informação e conhecimento para a obtenção de vantagem competitiva
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i3.13595Palavras-chave:
Inteligência competitiva setorial. Sistema de inteligência setorial. Arranjo produtivo local. Colaboração interorganizacional.Resumo
Este estudo objetivou descrever o Projeto SIS SEBRAE/SC como ferramenta inovadora que proporciona o acesso e compartilhamento de informação e conhecimento entre as empresas associadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), bem como a obtenção de vantagem competitiva por meio da inteligência gerada. A estratégia do projeto se apoia em um Portal no qual as empresas têm a oportunidade de compartilhar informações, tratadas e analisadas por uma equipe de especialistas que as converte em conhecimento. A intenção é disponibilizar um instrumento de apoio à tomada de decisão e proporcionar a colaboração interorganizacional. Essa colaboração acontece, principalmente, pelo uso comum dos produtos de inteligência e pela utilização dos demais recursos oferecidos no portal. O método de pesquisa é um estudo de caso, e para tanto foi analisado o framework do projeto, bem como foram descritos os produtos de inteligência gerados pelo sistema. Pode-se dizer que a IC setorial visa tornar todo o setor mais competitivo. A pesquisa mostra que é possível estruturar com sucesso um modelo de inteligência competitiva que aborde um setor ou segmento da economia, e também é observado que a criação de canais de comunicação com os usuários (modelo de relatório Ad-hoc) é fundamental para customizar a informação e garantir a satisfação dos usuários.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, S. Inteligência competitiva setorial: aplicação & resultados para microempresas. Revista GC Brasil, n. 5, p. 18-22, 2007. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/6833927/SBGC-Revista-GCBrasil-200711>. Acesso em: 10 jan. 2010.
ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de; ALVARES, L. Gerenciamento estratégico da informação: a convergência a partir da sociedade da informação. Parcerias Estratégicas, v. 12, n. 25, p. 47-66, 2007.
CASTILHO JUNIOR, N.; DINIZ, E. H. Implementação e uso de colaboração digital entre organizações. In: ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. de M. (Org.). Tecnologia de informação: desafios da tecnologia de informação aplicada aos negócios. São Paulo: Atlas, 2005.
GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
GOMES, E.; BRAGA, F. Termo de referência para atuação do sistema SEBRAE em inteligência competitiva. Brasília: SEBRAE, 2007.
GULATI, R. Alliances and networks. Strategic Management Journal, v. 19, p. 293-317, 1998.
HERRING, J. P. Key intelligence topics: a process to identify and define intelligence needs. Competitive Intelligence Review, v. 10, n. 2, p. 4-14, 1999.
HOFFMANN, W. A. M.; GREGOLIN, J. A. R.; OPRIME, P. C. A contribuição da inteligência competitiva para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais: caso Jaú-SP. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, 2004. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/290/5279>. Acesso em: 10 mar. 2010.
KAHANER, L. Competitive intelligence: how to gather, analyze, and use information to move your business to the top. New York: Touchstone, 1996.
MACHADO, C. dos R.; ABREU, A. F. de. Desafios da etapa de análise em processos de inteligência competitiva. In: KNOWLEDGE MANAGEMENT, 2009, Salvador. Anais... Salvador: SBGC, 2009.
MEIRELLES, D. C. A inovação através do aprendizado coletivo em um contexto pós-moderno. In: STAREC, C.; GOMES, E. B. P.; CHAVES, J. B. L. (Org.). Gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2005.
PORTER, M. E.; MILLAR, V. E. Como a informação proporciona vantagem competitiva. In: PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS –SEBRAE. Sistema de inteligêcia setorial – SIS. 2010.
Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/uf/santa-catarina/produtos-e-servicos/sistema-de-inteligencia-setorial>. Acesso em: 25 mar. 2010.
TARAPANOFF, K. Referencial teórico: introdução. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional ecompetitiva. Brasília: UNB, 2001.
TERRA, J. C.; VAN RIJNBACH, C.; KATO, D. Inteligência competitiva: roteiro de filme ou trabalho de formiguinha? Biblioteca Terra Forum. 2000. Disponível em: <http://www.terraforum.com.br/biblioteca/Documents/libdoc00000223v001Inteligencia%20Competitiva-roteiro%20de%20filme.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2009.
TYSON, K. The complete guide to competitive intelligence: gathering, analyzing, and using competitive intelligence. Chicago: Kirk Tyson International, 1998.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.