Gestão de custos e despesas e a estratégia competitiva de diferenciação: setor autopeças

Autores

  • Viviane Chunques Gervasoni
  • George Bedinelli Rossi
  • Dirceu Silva

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i3.13586

Palavras-chave:

Estratégia de diferenciação. Custo. Rentabilidade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar o quanto custos e despesas explicam a rentabilidade da empresa com ênfase na Estratégia Genérica de Diferenciação em Qualidade de Produto. A revisão da literatura indica que a rentabilidade da empresa depende da estratégia genérica adotada por esta para lidar com as forças estruturais da indústria. Dentre estas estratégias, a de diferenciação deve enfocar características únicas e valoradas pelos compradores e, ao mesmo tempo, atentar aos custos. Assim, este estudo foi feito usando os valores dos custos, despesas, patrimônio líquido e vendas de sete empresas, extraídos originalmente de demonstrativos contábeis divulgados pela BM&F BOVESPA. Usou-se como critério de escolha da amostra das empresas uma seleção não probabilística e por julgamento, pois as seleções das empresas aqui estudadas têm capital aberto e sendo assim divulgam seus dados contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa quanto ao seu objetivo; multicaso e expost-facto quanto à estratégia de abordagem do problema, bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados e quantitativa quanto à análise de dados. Os resultados, obtidos por meio de Regressão Múltipla (R2 = 0,98), apontam que a rentabilidade do setor pode ser explicada pela estratégia genérica de diferenciação em qualidade do produto. Assim, a contribuição científica desta pesquisa é atestar que o dimensionamento dos custos, como exposto por Porter, é necessário para explicar a rentabilidade quando adotada a estratégia genérica de diferenciação em qualidade do produto no setor de autopeças.

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Publicado

2010-07-19

Como Citar

Gervasoni, V. C., Rossi, G. B., & Silva, D. (2010). Gestão de custos e despesas e a estratégia competitiva de diferenciação: setor autopeças. REBRAE, 3(3), 217–230. https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i3.13586

Edição

Seção

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