Comportamento estratégico da cadeia produtiva do peixe na região de Dourados, MS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i2.13460Palavras-chave:
Competitividade. Vantagem competitiva. EstratégiaResumo
Este paper tem a finalidade de questionar se, numa cadeia produtiva, “a maioria das empresas só é bem-sucedida se outras também forem”. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso calcado em pesquisa tipo survey e documental, com análise de dados primários, na região de Dourados, MS, no ano de 2008. Observou-se que a falta de planejamento e de gestão das diversas atividades que compõem a cadeia produtiva do peixe, e especialmente da piscicultura, tem se desenvolvido com problemas estratégicos. A engorda de peixes tem características de concorrência perfeita: o produto é homogêneo e o preço é dado pelo comprador. A produção de alevinos se aproxima mais de um oligopólio diferenciado, em que a estratégia dominante é a diferenciação dos produtos: Dourado, Pacu, Pintado e Tambacu. Alguns players preferem produzir espécies nativas e usam essa flexibilidade para introduzir espécies exóticas. A diferenciação também se dá em duas dimensões: alevinos de baixo custo e com alto potencial de filetagem. Já o segmento de frigorificação caracteriza-se como oligopólio concentrado. O frigorífico pesquisado atua com escala produtiva, distribuindo para varejistas e para exportação. A sua maior diferenciação está na espécie nativa produzida e em seus cortes especiais. A estratégia predominante no abate/frigorificação é a diferenciação do produto, buscando oferecer produtos considerados superiores. Em síntese, observou-se que os elos de alevinagem e frigorificação têm base na estratégia da diferenciação enquanto os engordadores atuam numa estrutura de mercado análoga à de concorrência perfeita.Downloads
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