Canais de distribuição e vantagem competitiva sustentável: uma análise baseada em recursos da firma

Autores

  • Leonardo Raduy Lemos
  • Ubiratã Tortato

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i2.13442

Palavras-chave:

Rede de distribuição. Canais de distribuição. Administração estratégica.

Resumo

Uma rede de distribuição eficiente é frequentemente arrogada como um dos grandes trunfos de alguns líderes de mercado. As decisões correlatas a essa área são estratégicas, de competência das instâncias mais altas das organizações. Ao mesmo tempo, é comum que redes de distribuição sejam recursos altamente idiossincráticos, de difícil reprodução por concorrentes. Dentro desse panorama, este artigo faz uma combinação da literatura de administração estratégica e de canais de distribuição, com o objetivo de determinar se e sob que condições uma rede de distribuição eficiente constitui um recurso capaz de gerar vantagem competitiva sustentável. Utiliza-se, como modelo de análise, o modelo baseado em recursos da firma, em que a vantagem competitiva pode ser atribuída à propriedade de um determinado recurso que a habilita a executar certas atividades de forma melhor ou mais barata que seus concorrentes. Conclui-se que uma rede de distribuição eficiente é um recurso capaz de gerar vantagem competitiva sustentável, ao menos no mercado de bens de consumo, desde que a firma disponha dos recursos organizacionais complementares necessários a explorá-lo. O estudo de caso empírico mostrou que a rede de distribuição de um fabricante de balas é provavelmente uma fonte de vantagem competitiva sustentável. 

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Publicado

2009-07-18

Como Citar

Lemos, L. R., & Tortato, U. (2009). Canais de distribuição e vantagem competitiva sustentável: uma análise baseada em recursos da firma. REBRAE, 2(2), 121–132. https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i2.13442

Edição

Seção

Articles