Uma análise estratégica do marketing e o ensino superior privado no Brasil

Autores

  • Claudia Mara Vicentine

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i1.13418

Palavras-chave:

Marketing educacional. Instituição de ensino superior. Plano de marketing.

Resumo

Este estudo apresenta uma análise contextual e estratégica sobre o histórico do ensino superior no Brasil e o uso estratégico do marketing educacional e institucional. Esta pesquisa descritiva do tipo levantamento, com amostra populacional intencional e por acessibilidade, objetivou verificar o que leva alunos a escolherem determinada instituição de ensino superior (IES), em detrimento de outras, para cursarem o ensino superior. Com base nos resultados da pesquisa, será possível ainda identificar quais são os fatores e as ações estratégicas de marketing que mais surtem efeito nos futuros alunos. Os últimos anos têm se caracterizado por mudanças profundas no campo econômico e político que afetaram significativamente as instituições educacionais no que diz respeito à formação adequada do aluno, a estratégias de captação dos alunos, a métodos de ensino, ao uso de tecnologias educacionais, à capacitação dos professores no compromisso com o ensino-aprendizagem em um ambiente agradável, enfim, aos padrões educacionais aplicados aos dias de hoje. O papel do marketing nas IES é criar meios e incentivar projetos que possam gerar novas matrículas, além de manter os alunos que já se encontram na instituição. O importante é que a IES adote um modelo adequado de plano de marketing com vistas às suas necessidades, criando a cultura do planejamento e as ações baseadas neste.

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Publicado

2009-07-18

Como Citar

Vicentine, C. M. (2009). Uma análise estratégica do marketing e o ensino superior privado no Brasil. REBRAE, 2(1), 27–36. https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i1.13418

Edição

Seção

Articles