Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no setor elétrico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13376Palavras-chave:
Estratégia. Inovação. P&D. Setor elétricoResumo
As empresas do setor elétrico brasileiro (SEB), que atuam nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, são obrigadas por lei a realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este trabalho analisa a inserção dos projetos oriundos desses investimentos obrigatórios na estratégia empresarial, bem como as suas implicações para a inovação no setor e seus resultados. A coleta de dados primários foi realizada por meio de questionário respondido pelos gestores de P&D de aproximadamente 20% das empresas do setor. Os resultados indicam que os investimentos são orientados mais ao atendimento da obrigatoriedade legal do que à produção de impactos positivos para a sociedade ou de resultados estratégicos para as organizações. Os projetos atendem a demandas internas das empresas e suas necessidades operacionais, dando pouca importância a fatores como melhoria do desempenho e geração de novos produtos, serviços ou negócios. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a inovação não está inserida na estratégia competitiva das empresas do setor.
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