O GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE INTERNACIONAIS

Autores

  • Felipe Mendes Borini
  • Marcos Roberto Piscopo
  • Homero Jorge Mazzola

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13352

Palavras-chave:

Internacionalização. Corporações multinacionais. Gestão de projetos. Implementação de estratégias.

Resumo

Este artigo demonstra a importância do gerenciamento de projetos na implementação de estratégias de internacionalização das empresas. Para isso, são analisados os casos de duas empresas. No primeiro caso, uma multinacional brasileira. No segundo, a subsidiária brasileira de uma multinacional japonesa. O estudo demonstra a eficácia do gerenciamento de projetos na operacionalização e implementação das estratégias de internacionalização. O estudo contribui ainda, para o entendimento do processo de evolução das subsidiárias, sobretudo na construção de vantagens competitivas próprias, que permitem uma maior importância estratégica dentro da corporação multinacional.

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Publicado

2008-07-18

Como Citar

Borini, F. M., Piscopo, M. R., & Mazzola, H. J. (2008). O GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE INTERNACIONAIS. REBRAE, 1(2), 185–197. https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13352

Edição

Seção

Articles