O GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13352Palavras-chave:
Internacionalização. Corporações multinacionais. Gestão de projetos. Implementação de estratégias.Resumo
Este artigo demonstra a importância do gerenciamento de projetos na implementação de estratégias de internacionalização das empresas. Para isso, são analisados os casos de duas empresas. No primeiro caso, uma multinacional brasileira. No segundo, a subsidiária brasileira de uma multinacional japonesa. O estudo demonstra a eficácia do gerenciamento de projetos na operacionalização e implementação das estratégias de internacionalização. O estudo contribui ainda, para o entendimento do processo de evolução das subsidiárias, sobretudo na construção de vantagens competitivas próprias, que permitem uma maior importância estratégica dentro da corporação multinacional.Downloads
Referências
ANDERSSON, U.; FORSGREN, M.; HOLM, U. The strategic impact of external networks: subsidiary performance and competence development in multinational corporation. Strategic Management Journal, v. 23, n. 4, p. 979-996, 2002.
BARTLETT, C.; GHOSHAL, S. Transnational management. 2nd ed. Boston: McGraw-Hill, 1998.
Gerenciando empresas no exterior: a solução transnacional. 2nd ed. São Paulo: MakronBooks, 1992.
BIRKINSHAW, J. How multinational subsidiary are gained or lost. Journal of International Business Studies, v. 23, n. 4, p. 496-495, 1996.
BIRKINSHAW, J.; HOOD, N. Multinational subsidiary evolution: capability and charter change in foreign-owned subsidiaries companies. Academy of Management, v. 23, n. 4, p. 773-795, 1998.
BIRKINSHAW, J.; HOOD, N.; JONSSON, S. Building firm-specific advantages in multinational corporations: the role of subsidiary initiative. Strategic Management
Journal, v. 19, n. 3, p. 221-241, 1998.
BJORKMAN, I.; FORSGREN, M. Nordic international research: a review of its development. International Studies of Management and Organization, v. 30, n. 2, p. 362-376, 2000.
CLARK, K. B.; WHEELWRIGHT, S. C. Managing new product and process development: text and cases. 2nd ed. New York: Free Press, 1993.
CLELAND, D. I. Project management: strategic design and implementation. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 1999.
COHEN, D. J.; GRAHAM, R. J. The project manager’s MBA: how to translate project decisions into business success. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass Inc, 2001.
COOPER, R. G. Doing it right. Ivey Business Journal, v. 64, n. 6, p. 54-60, 2000.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio management in new product development: lessons from the leaders - I. Research-Technology
Management, v. 4, n. 6, p. 16-28, 1997.
DINSMORE, P. C. The AMA handbook of Project management. 2nd ed. New York: Amacom, 1993.
FROST, T.; BIRKINSHAW, J.; ENSIGN, P. Centers of excellence in multinational corporations. Strategic Management Journal, v. 23, n. 3, p. 997-1018, 2002.
GAJ, L. O estrategista: do pensamento à ação estratégica na organização. 2. ed. São Paulo: Person Education, 2002.
JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of
International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.
JOHANSSON, J.; MATTSSON, L. Internationalization in industrial systems: a network approach. In: HOOD, H.; VAHLNE, J. (Ed.). Strategies in foreign competition. London: Croom Helm, 1998. p. 167-185.
KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
MOORE, K. A strategy for subsidiaries: centers of excellence to build subsidiary specific advantages. Management International Review, v. 41, n. 3, p. 275-
, 2001.
NOHRIA, N.; GHOSHAL, S. The differentiated network: organizing multinational corporations for value creation. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1997.
PERMULTTER, H. V. The tortuous evolution of the multinational corporation. In: BARTLETT, C.; GHOSHAL, S. The transnational solution. 2nd ed. Boston: McGraw-Hill, 1998.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (Ed.). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK). 3rd. ed. Newton Square: Project Management Institute, 2000.
REZENDE, S. F. Gradualismo e descontinuidade em processos de internacionalização. Revista de Administração, v. 37, n. 1, p. 39-50, 2002.
. Internationalization processes: an analytical framework. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 3, p. 137-156, 2003a.
. Path Dependence and Internationalization: the case of an UK firm in Brazil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003.
Atibaia. Anais eletrônicos... Atibaia: ANPAD, 2003b.
CD-ROM. ROOT, F. Entry strategies for international markets. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1994.
ROTH, K.; MORRISSON, A. Implementing global strategy: characteristics of global subsidiary mandates. Journal of International Business Studies, v. 23,
n. 4, p. 715-736, 1992.
RUGMAN, A.; VERBEKE, A. Subsidiary specific advantages in multinational enterprises. Strategic Management Journal, v. 22, p. 237-250, 2001.
TERPSTRA, V.; SARATHY, R. International marketing. 8th ed. Fort Worth: The Dryden Press, 2000.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.