Stakeholders e sustentabilidade: produção científica internacional e nacional entre 1998 e 2011
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.07.002.AO04Palabras clave:
Stakeholders, Sustentabilidade, Produção científica.Resumen
Pesquisas acadêmicas sobre os temas stakeholders e sustentabilidade têm crescido separadamente, mas ainda não estão claros como os estudos de stakeholders têm sido abordados no contexto da sustentabilidade, ou seja, de maneira conjunta os dois temas. Diante do exposto, este estudo teve por objetivo analisar o estado da arte das publicações de artigos científicos internacionais e nacionais, publicados de 1998 a 2011, que abordaram stakeholders no contexto da sustentabilidade. Metodologicamente, foram usadas técnicas bibliométricas em 155 artigos identificados no total, sendo 125 artigos científicos internacionais e 30 artigos nacionais. Nos resultados, observou-se, ao comparar as publicações internacionais com as nacionais, que há lacunas em cinco linhas de pesquisas: ética, geral, governança corporativa, responsabilidade corporativa e sustentabilidade; e que também existem gaps identificados na pesquisa internacional, a partir de temas que foram estudados no Brasil, tais como governança corporativa e desempenho, responsabilidade corporativa e políticas públicas na sustentabilidade.Descargas
Citas
ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração: guia completo de
conteúdo e forma: inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, dissertações, teses. São Paulo:
Atlas, 2010.
ARYA, B.; SALK, J. E. Cross-sector alliance learning and effectiveness of voluntary codes of
corporate social responsibility. Business Ethics Quarterly, v. 16, n. 2, p. 211-234, 2006.
AZEVEDO, A. L. V. de. Indicadores de sustentabilidade empresarial no Brasil: uma avaliação do
Relatório do CEBDS. Revista Iberoamericana de Economia Ecológica, v. 5, p. 75-93, 2006.
BALMER, J. M. T.; POWELL, S. M.; GREYSER, S. A. Explicating ethical corporate marketing.
Insights from the BP Deepwater Horizon catastrophe: the ethical brand that exploded and
then imploded. Journal of Business Ethics, v. 102, n. 1, p. 1-14, 2011.
BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e meio ambiente – as estratégias de mudanças da Agenda
Petrópolis: Vozes, 2002.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.
BELLEN, H. M. V. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de
avaliação. Ambiente & Sociedade, v. 7, n. 1, p. 67-88, 2004.
BIEKER, T. et al. Towards a sustainability balanced scored linking environmental and social
sustainability to business strategy. In: Dokumentation der Tagungsbeitrãge des St.. Gallen
Foruns for Nachhaltigkeitsmanagementam 13., St. Gallen, November 2002. Anais Eletrônicos… Disponível em: <http://www.iwoe.unisg.ch/org>. Acesso em: 05 mai. 2011.
BILGIN M. The PEARL Model: Gaining competitive advantage through sustainable development. Journal of Business Ethics, v. 85, n. 8-9, p. 545-554, 2009.
BOHDANOWICZ, P.; ZIENTARA, P. Corporate social responsibility in hospitality: issues and
implications. A case study of scandic. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism,
v. 8, n. 3, p. 14-28, 2008.
BOURNE, L.; WALKER, D. H. T. Visualizing and mapping stakeholder influence. Management
Decision, v. 43, n. 5, p. 649-660, 2005.
CANTO-MILA, N.; LOZANO, J. M. The spanish discourse on corporate social responsibility.
Journal of Business Ethics, v. 87, n. 1, p. 157-171, 2009.
CASTELLÓ, I.; LOZANO, J. M. Searching for new forms of legitimacy through corporate responsibility rhetoric. Journal of Business Ethics, v. 100, n. 1, p. 11-29, 2011.
CHABOWSKI, B. R.; MENA, J. A.; GONZALEZ-PADRON, T. L. The structure of sustainability research in marketing, 1958-2008: a basis for future research opportunities. Journal of the
Academy of Marketing Science, v. 39, n. 1, p. 119-143, 2011.
CHESHIRE, L.; EVERINGHAM, J. A.; PATTENDEN, C. Examining corporate-sector involvement
in the governance of selected mining-intensive regions in Australia. Australian Geographer,
v. 42, n. 1, p. 123-138, 2011.
CHI, T. Building a sustainable supply chain: an analysis of corporate social responsibility (CSR)
practices in the Chinese textile and apparel industry. Journal of The Textile Institute, v. 102,
n. 13, p. 549-571, 2011.
COUTINHO, R. B. G.; MACEDO-SOARES, T. D. L. V. A. de; SILVA, J. R. G. da. Projetos sociais de
empresas no Brasil: arcabouço conceitual para pesquisas empíricas e análises gerenciais.
Revista de Administração Pública, v. 40, n. 5, p. 763-787, 2006.
CRANE, A.; MATTEN, D.; MOON, J. Ecological citizenship and the corporation politicizing the
new corporate environmentalism. Organization & Environment, v. 21, n. 2, p. 755-769,
CRITTENDEN, V. L. et al. Market-oriented sustainability: a conceptual framework and propositions. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 39, n. 6, p. 105-118, 2011.
DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. The stakeholder theory of the corporation: concepts, evidence, and implications. The Academy of Management Review, v.20, n. 1, p. 65-91, 1995.
EDOHO, F. M. Oil transnational corporations: corporate social responsibility and environmental sustainability. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, v. 15,
n. 3, p. 298-310, 2008.
EHRGOTT, M. et al. Social sustainability in selecting emerging economy suppliers. Journal of
Business Ethics, v. 98, n. 10, p. 491-497, 2011.
ELMS, H. et al. New directions in strategic management and business ethics. Business Ethics
Quarterly, v. 20, n. 3, p. 401-425, 2010.
ETXEBERRIA, I. A. Sustainability reports as a tool to manage sustainability. Revista Española
de Financiacion y Contabilidad-Spanish Journal of Finance and Accounting, v. 38, p. 11-
, 2009.
FISHER, K. et al. Applying asset-based community development as a strategy for CSR: A Canadian perspective on a win-win for stakeholders and SMEs. Business Ethics: A European
Review, v. 18, n. 1, p. 66-82, 2009.
FREEMAN, R. E. Strategic management: a stakeholder approach. Boston: Pitman, 1984.
FRIEDMAN, A. L.; MILES, S. Stakeholder: theory and practice. New York: Oxford University
Press, 2006.
FROOMAN, J. Stakeholder influence strategies. The Academy of Management Review, v. 24,
n. 2, p. 191-205, 1999.
GELBMANN, U. Establishing strategic CSR in SMEs: An Austrian CSR quality seal to substantiate the strategic CSR performance. Sustainable Development, v. 18, n. 1, p. 90-98, 2010.
GIANSANTI, R. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 1998.
GONÇALVES FILHO, C. et al. Os impactos da responsabilidade social corporativa na reputação
da empresa e nas intenções comportamentais das comunidades: estudo empírico. Contextus,
v. 7, n. 1, p. 37-54, 2009.
KETOLA, T. Pre-morphean paradigm - an alternative to modern and post-modern paradigms
of corporate sustainability. Sustainable Development, v. 17, n. 2, p. 114-126, 2009.
KRAEMER, M. E. P. Responsabilidade social corporativa: uma contribuição das empresas para
o desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 4, n. 1, p. 1-
, 2005.
LAURING, J.; THOMSEN, C. Collective ideals and practices in sustainable development: managing corporate identity. Corporate Social Responsibility and Environmental Management,
v. 16, n. 1, p. 38-47, 2009.
LINDORFF, M.; PECK, J. Exploring Australian financial leaders' views of corporate social responsibility. Journal of Management & Organization, v. 16, n. 3, p. 159-176, 2010.
LYRA, M. G.; GOMES, R. C.; JACOVINE, L. A. G. O papel dos stakeholders na sustentabilidade da
empresa: contribuições para construção de um modelo de análise. Revista de Administração
Contemporânea, v. 13, Edição Especial, p. 39-52, 2009.
MACÊDO, J. M. A. et al. Responsabilidade social e reputação corporativa: uma investigação
sobre a percepção dos stakeholders numa concessionária de energia elétrica nordestina. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 11, p. 69-86, 2011.
MACHADO FILHO, C. A. P.; ZYLBERSZTAJN, D. A empresa socialmente responsável: o debate e
as implicações. RAUSP-e, v. 39, n. 3, p. 242-254, 2004.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional
e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 134-140, 1998.
MASON, C.; SIMMONS, J. Forward looking or looking unaffordable? Utilising academic perspectives on corporate social responsibility to assess the factors influencing its adoption by business. Business Ethics: A European Review, v. 20, n. 5, p. 445-464, 2011.
MIRANDA, R. A. de; AMARAL, H. F. Governança corporativa e gestão socialmente responsável
em empresas estatais. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 4, p. 1069-1094, 2011.
MIRON, D.; PETCU, M.; SOBOLEVSCHI, I. M. Corporate social responsibility and the sustainable
competitive advantage. Amfiteatru Economic, v. 13, n. 2, p. 162-179, 2011.
MITCHELL, R. K.; AGLE, B. R.; WOOD, D. J. Toward a theory of stakeholder identification and
salience: defining the principle of who and what really counts. Academy of Management
Review, v.22, n. 4, p. 853-866, 1997.
MUELLER, M.; SANTOS, V. G. dos; SEURING, S. The contribution of environmental and social
standards towards ensuring legitimacy in supply chain governance. Journal of Business
Ethics, v. 89, n. 3, p. 55-70, 2009.
MULLER, C.; VERMEULEN, W. J. V.; GLASBERGEN, P. Perceptions on the demand side and
realities on the supply side: a study of the South African table grape export industry. Sustainable Development, v. 17, n. 5, p. 295-310, 2009.
MURPHY, M.; ARENAS, D. Through indigenous lenses: cross-sector collaborations with Fringe
Stakeholders. Journal of Business Ethics, v. 94, n. 1, p. 103-121, 2010.
NASCIMENTO, L. F.; LEMOS, A. D. C.; MELLO, M. C. A. Gestão socioambiental estratégica.
Porto Alegre: Bookman, 2008.
NEUBAUM, D. O.; ZAHRA, S. A. Institutional ownership and corporate social performance: The
moderating effects of investment horizon, activism, and coordination. Journal of Management, v. 32, n. 4, p. 173-186, 2006.
NIELSEN, A. E.; THOMSEN, C. Sustainable development: the role of network communication. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, v. 18, n. 3, p. 1-10,
PARMAR, B. L. et al. Stakeholder theory: the state of the art. Academyof Management Annals, v. 4, n. 4, p. 403-445, 2010.
PEREZ-BATRES, L. A.; MILLER, V. V.; PISANI, M. J. Institutionalizing sustainability: an empirical
study of corporate registration and commitment to the United Nations global compact guidelines. Journal of Cleaner Production, v. 19, n. 5, p. 317-339, 2011.
RAY, S. A case study of shell at sakhalin: having a whale of a time? Corporate Social Responsibility and Environmental Management, v. 15, n. 6, p. 509-523, 2008.
RIBEIRO, H. C. M.; MURITIBA, S. N.; MURITIBA, P. M. Perfil e crescimento dos temas “governança corporativa” e “estratégia”: uma análise dos últimos 11 anos nos periódicos da área de
administração no Brasil. Gestão & Regionalidade, v. 28, n. 82, p. 83-99, 2012.
REUTER, C. et al. Sustainable global supplier management: the role of dynamic capabilities in
achieving competitive advantage. Journal of Supply Chain Management, v. 46, n. 2, p. 45-63,
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1986
SACHS, I. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond,
SANTOS, M. J. N.; SILVA, R. R. A importância da responsabilidade social corporativa para a
potenciação do capital social em pequenas e médias empresas. Revista de Ciências da Administração, v. 12, n. 27, p. 190-207, 2010.
SHUM, P. K.; YAM, S. L. Ethics and law: guiding the invisible hand to correct corporate social
responsibility externalities. Journal of Business Ethics, v. 98, n. 4, p. 585-604, 2011.
SHUMATE, M.; O'CONNOR, A. Corporate reporting of cross-sector alliances: the portfolio of
NGO partners communicated on corporate websites. Communication Monographs, v. 77,
n. 5, p. 387-399, 2010.
SILVA, M. E. da; GÓMEZ, C. R. P. O papel do governo e a prática do consumo sustentável: como
esse stakeholder atua no setor elétrico? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 10,
n. 2, p. 107-123, 2011.
SIRSLY, C. A. T.; LAMERTZ, K. When does a corporate social responsibility initiative provide a
first-mover advantage? Business & Society, v. 47, n. 6, p. 1196-1211, 2008.
SUCHMAN, M. C. Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. Academy of
Management Review, v. 20, n. 3, p. 571-670, 1995.
UICN - International Union for Conservation of Nature: PNUMA, United Nations Environment
Program: WWF, World Wild Fund. Word Conservation Strategy - living resourse conservation for desenvolvimento sustentável. Suíça, Gland. 1980.
VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond,
VURRO, C.; RUSSO, A.; PERRINI, F. Shaping sustainable value chains: network determinants of
supply chain governance models. Journal of Business Ethics, v. 90, n. 2, p. 607-621, 2009.
WOERD, F. van der; BRINK T. van den. Feasibility of a responsive business scorecard - a pilot
study. Journal of Business Ethics, v. 55, n. 2, p. 250-265, 2004.
XAVIER, A. V. Responsabilidade social corporativa: um enfoque multidisciplinar no contexto
globalizado. Desenvolvimento em Questão, v. 8, n. 16, p. 131-158, 2010.