A influência dos stakeholders na elaboração de estratégia em pequenas empresas

Autores/as

  • Carlos Alberto Freitas
  • Sionesio Correa de Souza

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13631

Palabras clave:

Stakeholders. Elaboração de estratégia. Pequena empresa.

Resumen

O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre as estratégias de influência dos Stakeholders no Processo de Elaboração de Estratégia em pequenas empresas. As hipóteses teóricas desta pesquisa partem da observação de que para uma organização obter vantagens competitivas é essencial perceber como as especificidades do ambiente externo influenciam suas decisões estratégicas. Os resultados apontaram como processo de elaboração predominante o Modo Empreendedor, seguido pelo Modo Incremental. Observou-se também que três Stakeholders no ambiente interno e quatro no ambiente externo poderiam empregar estratégias de influência. O estudo, de característica predominantemente quantitativa, foi realizado em 148 pequenas empresas entre 2005 e 2009. Realizaram-se associações por meio da utilização do coeficiente de contingência, além de análises de variância entre as abordagens propostas. Os resultados da associação entre as estratégias de influência que os Stakeholders podem empregar e os modos de elaboração de estratégia indicaram que existe associação, este resultado veio corroborar estudos anteriormente analisados. Outras associações foram realizadas, as análises de variância não apresentaram relação entre essas duas abordagens, entretanto, estatisticamente os resultados indicaram que não se deve refutar a hipótese de que existe associação entre as estratégias que os Stakeholders adotam e o processo de elaboração de estratégias. Outra associação foi entre a percepção das estratégias de influência que os Stakeholders podem empregar e o grau de formação dos pesquisados. Os resultados sugerem que quanto maior for o grau de formação do entrevistado mais ele percebe a influência do Stakeholders. Este resultado é relevante do ponto de vista teórico, visto que não se encontrou estudos avaliando esta relação. Esse estudo não apresenta evidências que possam afirmar que a adoção de um determinado modo de elaboração possa garantir uma vantagem competitiva. As informações obtidas nessas empresas parecem realçar a necessidade de que é preciso analisar mais variáveis quando se investiga pequenas empresas.

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Publicado

2011-07-19

Cómo citar

Freitas, C. A., & de Souza, S. C. (2011). A influência dos stakeholders na elaboração de estratégia em pequenas empresas. REBRAE, 4(1), 77–89. https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13631

Número

Sección

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