Construção de sentidos em práticas estratégicas: estudo comparativo em duas instituições de ensino superior paranaenses

Autores/as

  • Ludmilla Meyer Montenegro
  • Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13619

Palabras clave:

Sensemaking. Estratégia enquanto prática. Processo estratégico. Instituição de ensino superior.

Resumen

Com o intuito de lançar um olhar mais humano e mais próximo do fenômeno investigado, este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos individuais e coletivos construídos pelos atores nas práticas estratégicas imersas em processos estratégicos a partir da identificação e descrição das atividades individuais e coletivas que compõem essas práticas. O referencial teórico tem como base algumas considerações sobre conteúdo e processo estratégico, a perspectiva da estratégia enquanto prática e as concepções do sensemaking. O estudo foi realizado em dois cursos de graduação em Administração de duas IES (Instituição de Ensino Superior) do Estado do Paraná, a UFPR e a FAE Centro Universitário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória e a coleta de dados foi realizada por meio de informações localizadas nos sites das IES, documentos, entrevistas semiestruturadas e em profundidade com os praticantes identificados (15 na UFPR e 19 na FAE) e observação não-participante. Foi desenvolvida uma análise narrativa para cada caso, porém o foco deste artigo é na análise comparativa dos casos. Com relação aos resultados, foi possível observar que os cursos diferem no que diz respeito aos seus conteúdos e processos estratégicos e ao processo de sensemaking em relação às práticas estratégicas, inclusive dentro das categorias de praticantes identificadas em cada caso. Ao final, conclui-se que, o grau de envolvimento e comprometimento dos praticantes (strategizing) caracteriza o seu processo de sensemaking.

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Publicado

2011-07-19

Cómo citar

Montenegro, L. M., & Bulgacov, Y. L. M. (2011). Construção de sentidos em práticas estratégicas: estudo comparativo em duas instituições de ensino superior paranaenses. REBRAE, 4(1), 23–36. https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13619

Número

Sección

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