Gestão do conhecimento relacionada à gestão estratégica através das práticas de SECI
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i3.13607Palabras clave:
Gestão do conhecimento. Gestão estratégica. SECI-Processo.Resumen
No contexto de competitividade em que estamos inseridos e no qual a única certeza é a incerteza e a única fonte de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento, este trabalho se justifica devido ao grande número de estudos voltados para a gestão do conhecimento, mas ainda não foi encontrada uma investigação que tratasse da relação dessas duas variáveis: estratégia e conhecimento. O objetivo do artigo é realizar um levantamento sobre as práticas de gestão do conhecimento relacionadas à gestão estratégica. Trata-se de uma pesquisa aplicada quanto a sua natureza, exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos, multicaso quanto à estratégia de abordagem do problema e bibliográfica e de levantamento com amostragem intencional quanto aos procedimentos de coleta de dados. Para esta investigação foi utilizado um questionário que possui escala Likert, na análise foi identificada a pontuação obtida por cada pergunta, o qual foi disponibilizado através do Google-docs para os participantes, e o instrumento foi construído sobre a teoria do processo SECI. Os resultados alcançados são: Existem práticas relacionadas no processo diário que advêm da gestão estratégica e existem algumas questões que podem ser melhoradas nesta relação: (i) Explicação de ideias e atividades; (ii) Acesso a informação construída pela organização; (iv) Colaboradores em registrar relatórios sobre projetos construídos; (v) Internalização do conhecimento através de estímulo da empresa para com o funcionário; (vi) Comprometimento dos funcionários com a empresa e vice-versa no que se diz respeito à valorização e reconhecimento. A partir deste estudo conclui-se que as organizações pesquisadas apontam um índice positivo, mas podem melhorar com a inserção de outras práticas destacadas no estudo, o que poderá resultar em melhores condições para que alcancem seus objetivos.
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