Diagnóstico e caracterização da análise ambiental e de modelos de gestão em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i2.13556Palabras clave:
Estratégia. Análise ambiental. Educação superior.Resumen
Diante da atual realidade do ensino superior brasileiro, caracterizado pela diversificação e pela competitividade entre as organizações, a utilização de técnicas de gestão como a análise ambiental pode se transformar em um diferencial estratégico para as instituições. O objetivo do presente estudo é compreender a forma como duas instituições de ensino superior realizaram o processo de análise ambiental quando da definição de suas estratégias de ação, tomando como parâmetro o modelo de Fischmann e Almeida (1991). Ao mesmo tempo, a caracterização dos modelos de gestão adotados, de acordo com a classificação de Anselmo (2005), pode trazer uma maior conscientização de como os processos vêm sendo desenvolvidos nas organizações estudadas, podendo, dessa forma, subsidiar mudanças. Realizou-se uma pesquisa descritiva e explanatória em duas instituições privadas de ensino superior, utilizando-se a análise documental e entrevistas com dirigentes das instituições como fonte de coleta dos dados. Chegou-se à conclusão que as instituições possuem uma forma própria, porém não sistematizada de realizar a análise do ambiente. O modelo de gestão predominante é o do tipo orgânico, destacando a ausência de conexão entre análise ambiental e o modelo de gestão adotado. Nesse sentido, há oportunidades de aprimoramento da análise do ambiente e, consequentemente, do processo estratégico nas instituições analisadas.Descargas
Citas
ANSELMO, E. Modelo de gestão não linear: a Teoria do Caos e Complexidade aplicada à gestão de empresas de alto crescimento em ambientes dinâmicos e imprevisíveis. 2005. 155 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
ANSOFF, I. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
BULGACOV, S. et al. Administração estratégica: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.
FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. de. Planejamento estratégico na prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos relacionados. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2006.
PEREIRA, M. I.; SANTOS, S. A. dos. Modelos de gestão: uma análise conceitual. São Paulo: Pioneira, 2001.
PORTO, C.; REGNIER, K. O ensino superior no mundo e no Brasil - condicionantes, tendências e cenários para o horizonte 2003-2025. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA. 21., 2003, Brasília. Anais… Brasília: MEC, 2003.
SMIRCICH, L.; STUBBART, C. Strategic management in na enacted world. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 724-738, 1985.
VOLBERDA, H. W. Crise em estratégia: fragmentação, integração ou síntese. Revista de Administração de
Empresas, v. 44, n. 4, p. 32-43, 2004. WHITTINGTON, R. O que é estratégia? São Paulo: Thompson Learning, 2002.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.